Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 22/01/2015
Alteração ao programa - 22 de janeiro, 21h30
Alteração ao programa - 22 de janeiro, 21h30

Por motivos imprevistos e inultrapassáveis, não nos é possível apresentar como anunciado o filme “Broken Blossoms” de D.W. Griffith, na sessão das 21h30 desta quinta-feira, 22 de Janeiro. “Broken Blossoms” será apresentado em março.

 

Em sua substituição, será apresentado, o raro filme de Dovjenko "Poema o More" / “O Poema do Mar” (URSS, 1958, 100 minutos, em cópia legendada em francês). "Poema o More" é exibido em segunda passagem, depois da sua apresentação no programa “Pedro Costa | Realizador Convidado.”

POEMA O MORE

“O Poema do Mar”
de Iulia Solntseva, Aleksandr Dovjenko
com Zinaida Kirienko, Boris Livanov, Boris Andreiev
URSS, 1958 – 100 min / legendado em francês | M/12
História de uma aldeia ucraniana condenada à submersão pela construção de uma barragem. É a última parte do tríptico previsto por Dovjenko, que a morte impediu de concretizar, depois de feita a planificação e a escolha dos lugares das filmagens. Seria a sua mulher a filmar POEMA O MORE, o que esteve na origem de uma polémica: “pela primeira vez na história do cinema estamos perante um filme póstumo” (Fereydoun Hoveyda); “os filmes realizados com base em Dovjenko não são dele” (Barthélemy Amengual).

Alteração ao programa - 22 de janeiro, 21h30