Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 20/11/2015
Alteração ao programa - 21 de novembro, "Double Bill"
Alteração ao programa - 21 de novembro,

A sessão "Double Bill" de sábado, 21 de novembro, a partir das 15h30 é alterada devido a dificuldades de última hora: em substituição de "Limite" de Mário Peixoto, e em rima com o já previsto "Mónica e o Desejo" de Ingmar Bergman, é apresentado "U Samogo Sinevo Moria / À Beira do Mar Azul" de Boris Barnet.

O alinhamento da sessão é portanto o seguinte:


SOMMAREN MED MONIKA | U SAMOGO SINEVO MORIA

duração total da projeção: 158 min | M/12
entre a projeção dos dois filmes há um intervalo de 30 minutos

 

SOMMAREN MED MONIKA
Mónica e o Desejo
de Ingmar Bergman
com Harriet Andersson, Lars Ekborg, Dagmar Ebbesen, Ake Fridell
Suécia, 1952 - 87 min / legendado em português
U SAMOGO SINEVO MORIA
“À Beira do Mar Azul”
de Boris Barnet
com Elena Kuzmina, Lev Sverdlin, Nicolai Kriuchkov
URSS, 1933 – 71 min / legendado em português
Nota: Em virtude de problemas com a cópia de LIMITE, de Mário Peixoto, fomos obrigados a substituir o segundo filme do Double Bill desta sessão. Nesse sentido, Mónica e o Desejo dialoga com À Beira do Mar Azul, de Boris Barnet.
SOMMAREN MED MONIKA marcou, da forma impressiva, os cineastas da Nouvelle Vague. A sua modernidade continua a ser uma das referências desta obra-prima de Ingmar Bergman, que conta a paixão de dois adolescentes que fogem das respetivas famílias para procurar as ilusões da felicidade pelas ilhas do arquipélago. U SAMOGO SINEVO MORIA é, como a generalidade da obra de Barnet, aparentemente “leve”, de um lirismo magistral, filmado do modo mais livre e menos convencional: dois jovens pescadores de um kholkoze apaixonam-se pela mesma rapariga, tornando-se rivais até um desconcertante final. Uma sequência inesquecível: a “ressurreição” da protagonista. Pouco visto à época, fora da URSS, À BEIRA DO MAR AZUL é hoje unanimemente considerado uma das obras máximas do cinema russo, ou do cinema.

Alteração ao programa - 21 de novembro,