Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 17/04/2018
Alteração ao programa
Alteração ao programa
Eric de Kuyper não poderá estar presente na primeira sessão do programa “O que é o Arquivo? Cinema/Arquivo” – dia 18 de Abril, quarta-feira, às 18h – devido a motivos imprevistos alheios à organização dos encontros. Para lá da projeção dos três filmes anunciados, mantém-se a projeção de um fragmento do projecto BITS & PIECES, que Eric de Kuyper viria comentar. A sessão conta ainda com as intervenções de Tiago Baptista e Manuel Mozos.

​Para este programa a Cinemateca associa-se à segunda edição do ciclo de encontros O que é o Arquivo?, uma iniciativa do Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca. Prolongando a discussão de um Laboratório 1: Arte/Arquivo (Fundação Calouste Gulbenkian, março de 2017), em que foram exploradas as relações entre o Arquivo e a Arte na produção artística contemporânea portuguesa, neste Laboratório 2: Cinema/Arquivo, a proposta agora na Cinemateca é cartografar as relações entre as imagens em movimento e os modos do seu arquivamento e explorar os seus efeitos no contexto da criação. 
Ao longo de três dias, estas perguntas estão distribuídas em três mesas de trabalho/sessões-conferência que propõem uma entrada particular no campo aberto pelo cruzamento entre o Arquivo e o Cinema: o trabalho com imagens pré-existentes e o paralelismo entre esse trabalho na prática fílmica e nos arquivos do cinema; as práticas arqueológicas que, no cinema, trabalham sobre os campos cegos do arquivo e mostram que este é também feito de buracos, ausências, destruições, esquecimentos; a ação disciplinar da programação e as práticas que subvertem o princípio programático do Arquivo e do Cinema.

Consulte o programa completo aqui.