Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 09/05/2017
Alteração à programação - Double Bill
Alteração à programação - Double Bill
A cópia de CORALIE ET CIE que tínhamos a intenção de programar revelou-se ser a única no mundo e, por este motivo, não poderá ser cedida à Cinemateca Portuguesa.
 

Em substituição, propomos THE MAJOR AND THE MINOR  (1942), de Billy Wilder, com legendas eletrónicas em português.


Além de serem brilhantes comédias, realizadas no mesmo ano, os dois filmes abordam, entre outras coisas, o tema ultra-sensível das relações entre um adulto e uma adolescente.

O programa será apresentado na seguinte ordem: TERESA VENERDÌ, de Vittorio de Sica e, a seguir, THE MAJOR AND THE MINOR.

THE MAJOR AND THE MINOR
A Incrível Susana
de Billy Wilder
com Ginger Rogers, Ray Milland, Rita Johnson
Estados Unidos, 1942 - 100 min / legendado electronicamente em português

 

O primeiro filme americano de Billy Wilder, que impôs, de imediato, o seu estilo provocador. Uma jovem disfarça-se de criança para poder usufruir da taxa reduzida numa viagem de comboio. Um major ajuda-a na situação. Toda a "perversidade" de Wilder está presente na relação da jovem com o oficial, num daqueles prodígios do cinema clássico americano, em que tudo é dito sem ser dito (neste caso, um homem, maior de idade, corteja ou é amante de uma adolescente). Wilder consegue mesmo passar uma famosa rasteira à censura, colocando o par na mesma cama, o que era proibido. Como se tratava de uma "criança", os censores fecharam os olhos. O resultado acabou por ser ainda mais escabroso. Por alguma razão, em Portugal, os censores vetaram o título "O Major e a Menor".
Alteração à programação - Double Bill
Imagem grande THE MAJOR AND THE MINOR, de Billy Wilder | em baixo TERESA VENERDÌ, de Vittorio de Sica