Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 11/11/2013
Almada, Um Nome de Guerra - Apresentação na Cinemateca
Almada, Um Nome de Guerra - Apresentação na Cinemateca

No próximo dia 13, às 19h, na Cinemateca, é apresentada uma obra única no contexto da arte e do cinema português: "Almada, Um Nome de Guerra", mixed media que  propõe um diálogo entre Ernesto de Sousa e obra de Almada Negreiros. "Não-filme", “antifilme”, mixed media, são termos que apontam para a natureza experimental e multidisciplinar de "Almada, Um Nome de Guerra", um projeto de Ernesto de Sousa que partiu da sua intensa admiração pela obra de Almada Negreiros, e que cruza o cinema, as artes gráficas, a música, a pintura, o teatro e a poesia.

 

Envolvendo projeções simultâneas de várias sequências fílmicas e de diapositivos e uma elaborada componente sonora que combina pré-gravações de música com textos e frases de Almada Negreiros, "Almada, Um Nome de Guerra" é um trabalho de natureza aberta e com margem para a improvisação, o que faz de cada apresentação um acontecimento único. Concebido entre 1969 e 1972 e apresentado pela primeira vez em 1979, contou com a colaboração de inúmeros artistas de várias áreas como o design gráfico (Carlos Gentil-Homem, o responsável pelos cartazes e pelos diapositivos que fazem parte integrante do projecto), a música experimental (Jorge Peixinho e o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa), e do próprio Almada, cuja presença e o carácter multifacetado da obra constituem o fundamento de "Almada, Um Nome de Guerra".

 Trata-se de um projeto extremamente ambicioso cujo objetivo último era colocar em causa os fundamentos do cinema e da arte feitos em Portugal ou, como escreveu o seu autor, proporcionar “uma revisão crítica da cultura e arte portuguesas, com base numa das mais extraordinárias das suas personalidades primeiras, o romancista, poeta, pintor e ensaísta Almada Negreiros. (...) É um filme com o Almada e não um filme sobre o Almada. Diríamos melhor: com o nome do Almada, porque efectivamente se trata de 'Um Nome de Guerra'.”

 

Como habitual nas apresentações de "Almada, Um Nome de Guerra", que tinham como objectivo principal a discussão da obra do artista e do seu papel na renovação das vanguardas, a “festa” devia prolongar-se em conversas com críticos e espectadores, cujo registo poderia integrar apresentações futuras. Na Cinemateca, a projeção (que terá a duração de cerca de quarenta minutos) será seguida por um debate organizado em colaboração com o Colóquio Internacional Almada Negreiros (que decorre nos dias 13, 14 e 15 na Fundação Calouste Gulbenkian), cujos responsáveis são nossos parceiros no Ciclo “Almada Negreiros, 120 Anos”.

Almada, Um Nome de Guerra - Apresentação na Cinemateca