Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 24/03/2015
Abril spaghetti com Sergio Leone
Abril spaghetti com Sergio Leone

Em abril, a programação dá destaque ao cinema de Sergio Leone, numa retrospetiva organizada em colaboração com a 8 1/2 Festa do Cinema Italiano ("Era Uma Vez Sergio Leone") que a Cinemateca faz rimar com um Ciclo peplum e western spaghetti ("Sergio Leone e os Géneros Populares"), a decorrer até dia 20, com a apresentação dos icónicos filmes de Leone mas também filmes a que Leone esteve associado em início de carreira e obras de nomes menos conhecidos que têm sido pouco mostradas.

 

Também em foco em abril, está um programa centrado na censura exercida em Portugal durante o Estado Novo, que começa a 1, com "Pinocchio" e atravessa todo o mês numa série de sessões que propõem a projeção dos filmes acompanhada da apresentação dos respetivos cortes conservados na coleção da Cinemateca. O Ciclo intitula-se "Censura: os Cortes e os Filmes" e inclui um Encontro agendado para dia 29 voltado para o debate das várias questões suscitadas pelo tema e ilustradas no programa.

 

 

O mês é ainda marcado por uma série de colaborações e parcerias, que trazem à Cinemateca o IndieLisboa'15, o Panorama Mostra do Documentário Português, os Dias da Música ou o programa Moving Image da Associação Os Filhos de Lumière. Para além de protagonizar a semana das "Histórias do Cinema" dedicadas a Barnet, Pierre Léon apresentará os seus filmes "L'Idiot", "Par Exemple, Electre" e "Phantom Power".

 

Nas propostas "Double bill" das matinés de sábado, reúnem-se "Wild Boys of the Road", de Wellman, e "L'Arbre, le Maire et la Médiathèque" de Rohmer; "Le Samourai", de Melville, e "Ghost Dog - The Way of the Samurai", de Jarmusch. As sessões das meias-noites de sexta-feira contam com a imperdível proposta de três sonantes filmes de William Friedkin que pela primeira vez se apresentam na Cinemateca: "Sorcerer", "Cruising" e "To Live and Die in L.A.".

 

Atualização de 26 de março: as "Histórias do Cinema: Pierre Léon / Boris Barnet", previstas para abril e previamente anunciadas, não podem realizar-se por motivos de última hora.

Abril spaghetti com Sergio Leone
no topo e foto de entrada: Once Upon a Time in the West (Sergio Leone, 1968)
em cima: Dom na Trubnoi /"A Casa na Praça Trubnaia (Boris Barnet, 1928)