Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 11/05/2018
AS CINEMATECAS HOJE: CINÉMATHÈQUE SUISSE - em junho na Cinemateca
AS CINEMATECAS HOJE: CINÉMATHÈQUE SUISSE - em junho na Cinemateca
Início a 1 de junho, com a presença de Frédéric Maire, diretor da Cinémathèque Suisse (Lausanne) e Presidente da FIAF (International Federation of Film Archives).

Em junho regressa a rubrica AS CINEMATECAS HOJE. Depois da Cineteca di Bolonha e do UCLA Film & Television Archive, é a vez da Suíça, com uma homenagem à Cinémathèque Suisse (Lausanne) que inclui um ciclo de 22 filmes (13 dos quais em primeira exibição na Cinemateca) através do qual se pretende traçar um panorama histórico do Cinema suíço, desde os seus filmes clássicos ao cinema mais recente. 

O arranque do Ciclo está marcado para o dia 1 de junho com DIE LETZTE CHANCE (A Última Esperança), de Leopold Lindtberg, de 1946, um dos filmes suíços mais célebres de sempre, não apenas pelas suas qualidades cinematográficas (Freddy Buache aproxima-o da “nova objetividade” de Pabst), como pelo seu testemunho terrível sobre um drama à época: os refugiados da II Guerra Mundial. Infelizmente com um paralelo assustador nas migrações de refugiados nos nossos dias.
Para apresentar esta sessão a Cinemateca recebe Frédéric Maire, diretor da Cinémathèque Suisse (Lausanne) e atual presidente da FIAF (International Federation of Film Archives), O Senhor Maire, dia 4 junho será o responsável por mais uma conferência sobre a rubrica: AS CINEMATECAS HOJE.

As ligações entre a Cinémathèque Suisse e a Cinemateca Portuguesa são antigas. A primeira homenagem que prestámos aos nossos colegas de Lausanne data de 1987, com o ciclo “Filmes da Cinemateca Suíça” e em 1999 oferecemos uma “Carta-Branca a Freddy Buache” (diretor da instituição durante quase meio século, entre 1950 e 1996), além de organizarmos, através dos anos, outros ciclos dedicados ao cinema suíço.