Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 28/06/2013
A variedade das sessões de julho
A variedade das sessões de julho

A programação de julho prossegue em modo variado, com a apresentação de filmes provenientes, na sua esmagadora maioria, da coleção da Cinemateca, de distintos registos, cinematografias e datas de produção, refletindo um olhar abrangente sobre a História do cinema e as suas múltiplas facetas. O mês de sessões abre americano com "An American Romance" de King Vidor, a primeira sessão de julho, e termina argentino com o filme de 1985 de Fernando E. Solanas, "Tangos, El Exilio de Gardel".

 

Lubistch, Mankiewicz, Monta Bell, Wilder, Hawks, Lang, Powell e Pressburger, Sternberg, DeMille, Nicholas Ray e Satyajit Ray, Tourneur, Sandrich, Ford, Griffith, Borzage, Welles, Eustache, Godard, Cimino, Scorsese e Tarantino são apenas alguns dos cineastas representados no amplo leque de filmes a exibir ao longo do mês, que conta com algumas apresentações inéditas na Cinemateca como "Le Retour à la Raison" de Man Ray (1923), "Hélène" de Jean Benoit Levy e Marie Epstein (1936), "Canto da Juventude" de Chen Huaikai e Cui Wei (1959), "The Sand Pebbles" de Robert Wise (1966), "La Vraie Nature de Bernadette" de Gilles Carle (1972), "21 Hours at Munich" de William A. Graham, ou "The Expendables" de Sylvester Stalone (2010).

 

Entre os filmes de produção portuguesa estão programados o recente"O Gebo e a Sombra" de Manoel de Oliveira, "À Flor do Mar" de João César Monteiro, "Onde Bate o Sol" de Joaquim Pinto, "Glória" de Manuela Viegas, "A Força do Atrito" de Pedro M. Ruivo, "As Ilhas Encantadas" de Carlos Villardebó,  "Uma Abelha na Chuva" de Fernando Lopes e, entre vários outros, títulos de curta-metragem de Ana Hatherly. "A Batalha de Tabatô" de João Viana é exibido em ante-estreia a 8 de julho.

 

Entre as excepções à regra da multiplicidade de propostas, em colaborações com entidades externas, contam-se uma série de sessões “Made in Hollywood”,  em parceria com a Fundação D. Luís I por ocasião de uma exposição de fotografias da coleção Kobal, entre 1 e 5 de julho; “Olhares sobre Angola”, a 9 e 10 de julho, resultantes de uma colaboração entre a Cinemateca, a Associação Il Sorpasso e a Mukixe Produções; e “Cuba Libre”, dois dias de filmes cubanos, a 12 e 13 de julho, possibilitados pela colaboração da Embaixada de Cuba em Portugal e do Teatro do Bairro com a Cinemateca.

 

Nas “Escolhas de Alberto Seixas Santos”,  o cineasta português apresenta "Mouchette", de Robert Bresson, a 31 de julho.

A variedade das sessões de julho
em cima: O Gebo e a Sombra (Manoel de Oliveira, 2012)
no topo: Secret beyond the Door (Fritz Lang, 1948)
foto de entrada: À Flor do Mar (João César Monteiro, 1986)