Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 27/01/2013
A infância toma conta da Cinemateca em fevereiro
A infância toma conta da Cinemateca em fevereiro

Sem se propor infantil, a programação de fevereiro na Cinemateca dedica um olhar à infância que ocupa lugar de destaque no mês, também marcado pela vinda a Lisboa de Alain Begala para apresentar cinco sessões "Crescer no Cinema" no contexto de um programa mais vasto, organizado em colaboração com Os Filhos de Lumière Associação Cultural e o Institut Français du Portugal, com o título "Iniciação ao Cinema: Experiências e Reflexões", a decorrer entre os dias 18 e 23, que inclui um colóquio.

 

Alain Bergala escolheu e vem apresentar "Moonfleet / O Tesouro de Barba Ruiva" de Fritz Lang, "A Perfect World / Um Mundo Perfeito" de Clint Eastwood, "Ponnette" de Jacques Doillon, "Onde Fica a Casa do Meu Amigo?" de Abbas Kiarostami e "Mes Petites Amoureuses" de Jean Eustache, em sessões a realizar às 18h, entre 18 e 22 de fevereiro, num modelo semelhante às da rubrica "Histórias do Cinema", com as projeções antecedidas de apresentações sobre os filmes e debates finais com os espectadores.

 

A rima encontrada como eixo do mês de programação, onde há clássicos da animação Disney e adaptações de clássicos da literatura infanto-juvenil, mas que revela essencialmente um olhar adulto sobre o mundo da infância, reúne um conjunto diversificado de filmes. Ozu, Ford, Cukor, Tourneur, Keaton, Vigo, Renoir, Bresson, Truffaut, Demy, Rossellini, De Sica, Curtiz, Bergman, Oshima, Wiseman, Ruiz, Kitano, Hirokazu Kore-da, Kechiche, Tim Burton, Wes Anderson e Valérie Massadian, são cineastas do programa, que abre com "Raparigas de Uniforme" de Leontine Sagan e fecha com "Stars in My Crown" de Tourneur.

Como novidades nas rubricas regulares de programação, salienta-se o início de uma nova série de sessões, a decorrer mensalmente, com escolha e apresentação de Alberto Seixas Santos, e início marcado para as 19 horas de 28 de fevereiro, altura para a projeção de "Madame De..." de Max Ophuls.

 

Regista-se também  a mudança de título das sessões "Abrir os Cofres", que marcam a programação da Cinemateca desde 2003 e passam a designar-se "Foco no Arquivo", tomando o título do programa que ocupou a programação do primeiro mês de 2013 chamando a atenção para o Arquivo da Cinemateca. As duas primeiras, a 21 e 25 de feveiro, propõem programas de curta-metragem de Augusto Cabrita e João César Monteiro, a apresentar por Miguel Valverde, co-diretor do festival Indielisboa.

 

"In Memoriam", estão programadas sessões dedicadas a Nagisa Oshima, Harry Carey, Jr. e Jean-Henri Roger, três nomes maiores do cinema mundial recentemente desaparecidos. O crítico e ensaista Eugénio Lisboa vem à Cinemateca apresentar o filme de Kubrick "Paths of Glory" a 21 de fevereiro.

A infância toma conta da Cinemateca em fevereiro
em cima e foto de entrada: Moonrise Kingdom (Wes Anderson, 2012)
no topo: Mouchette (Robert Bresson, 1967)