Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 27/05/2014
A censura política em filme de montagem inédito
A censura política em filme de montagem inédito

"Cinema - Alguns Cortes: Censura II" é o título do segundo filme de montagem de cortes de censura da coleção da Cinemateca assinado por Manuel Mozos, ainda inédito, a apresentar no próximo dia 30 de maio, às 19h, num trabalho especialmente focado em cortes realizados por motivos políticos pela Comissão de Censura em Portugal entre finais dos anos quarenta e finais de sessenta.

 

O filme compila cortes de cerca de trinta títulos, produzidos entre 1943 ("This Land Is Mine /Esta Terra É Minha", de Jean Renoir) e 1968 ("Tante Zita / Zita", de Robert Enrico), revelando a recorrência dos cortes relacionados com a Alemanha e a importância das legendas no exercício da censura em Portugal nesses anos. Entre os filmes de que "Cinema - Alguns Cortes: Censura II" apresenta imagens estão grandes clássicos como "Red River /Rio Vermelho" (Howard Hawks, 1948) ou "55 Days at Peking /55 Dias em Pequim" (Nicholas Ray, 1963) ou os muito famosos "Paisà / Libertação" (Roberto Rossellini, 1945) e "Senso /Sentimento" (Luchino Visconti, 1954).

 

 

O filme inédito de Manuel Mozos a partir de material conservado na Cinemateca, está programado no contexto da retrospetiva "25 de Abril, Sempre - Parte II. A Distância das Coisas", reeditando a iniciativa levada a cabo nos 25 anos do 25 de abril em 1999, quando Mozos preparou "Cinema - Alguns Cortes: Censura", cuja montagem foi estruturada a partir de um olhar mais genérico sobre os cortes de censura da coleção da Cinemateca. A sessão é apresentada por Mozos e Margarida Sousa que têm vindo a trabalhar este material e a questão da censura ao cinema no âmbito do trabalho de Arquivo da Cinemateca.

A censura política em filme de montagem inédito
fotos: de cortes de censura que integram Cinema - Alguns Cortes: Censura II (Manuel Mozos, 2014)