Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Exibição
Data: 25/11/2024
A Revolução dos Cravos pela Associação Cineluso, em Lille
A Revolução dos Cravos pela Associação Cineluso, em Lille
No contexto da celebração do 50º aniversário do 25 de Abril, a Cinemateca Portuguesa e o Instituto Camões em Paris promoveram, ao longo deste ano, uma série de iniciativas que recordassem como o cinema português representou e pensou o período revolucionário.

A Cinemateca de Toulouse, os Etats-généraux du cinéma documentaire de Lussas e a Universidade Sorbonne Nouvelle de Paris foram os parceiros de programação do ciclo nestes meses decorridos. Agora, no último momento deste programa, será a vez da Associação Cineluso de Lille explorar a história do cinema português.

Nos passados dias 23 e 24 de novembro, em colaboração com Citéphilo - Semanas Europeias de Filosofia, teve lugar uma retrospetiva de filmes produzidos entre 1964 e 1982, próximos do “processo revolucionário em curso” (PREC) e dos seus resultados. Neste fim-de-semana, estiveram presentes nas sessões, Joana Ascensão, programadora da Cinemateca, José Manuel Costa, antigo Diretor desta instituição, e Jacques Lemière, investigador, programador, grande conhecedor do cinema português e presença assídua nas atividades da Cinemateca.
 
No fim-de-semana de 30 de novembro e 1 de dezembro, em parceria com o cinema Le Méliès, olha-se para o Portugal de hoje, através de filmes produzidos entre 2014 e 2023. O realizador João Rosas estará em Lille para apresentar o seu filme A Morte de uma Cidade (2022).

Os quatro programas construíram-se, principalmente, a partir da coleção de cinema português recentemente digitalizada pela Cinemateca e contaram com o apoio do Instituto Camões para a sua legendagem em francês, tendo em conta que várias destas obras tiveram, agora, a sua primeira exibição em França.

Consulte aqui o programa completo.