Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 26/10/2012
A Marginalidade de novembro
A Marginalidade de novembro

Novembro é um mês de programação plurifacetada, com destaque para a continuação da integral Chantal Akerman, com o Doclisboa’12, a revisitação da obra de Victor Erice em colaboração com a Cine Fiesta 2012, o regresso do programa O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema do Festival Temps d’Images pelo segundo ano consecutivo dedicado à relação entre o cinema e a musicalidade, e um foco importante sobre o Cinema Marginal Brasileiro, com a apresentação de filmes de rara oportunidade de projeção. Entre as muitas propostas do mês, contam-se ainda três sessões dedicadas à obra cinematográfica de Luís Noronha da Costa, uma carta branca a José Augusto França e uma sessão especial de “Navire Night” de Marguerite Duras apresentada por Fanny Ardant.

 

O Cinema Marginal Brasileiro e as suas Fronteiras é o título de um extenso e raro Ciclo de filmes brasileiros em grande parte inéditos em Portugal. Com início a 12 de novembro e estendendo-se a dezembro, o programa dá a ver filmes, entre outros, de Rogério Sganzerla, Júlio Bressane, Ozualdo Candeias, José Mojica Marins, Fernando Coni Campos, Sérgio Bernardes Filho, Neville Duarte d’Almeida, André Luiz Oliveira, João Silvério Trevisan, Andrea Tonacci ou Elyseu Visconti.

O segundo capítulo do programa O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema – Cinematografia e Musicalidade / Festival Temps d’Images a que a Cinemateca está desde o início associada, tem lugar entre 9 e 13 de novembro em onze sessões que contam com as presenças de Teresa Garcia e Pierre-Marie Goulet e apresentações previstas de Bernard Eisenschitz, Cyril Neyrat, Florent Guézenguar, Renaud Legrand, Pierre Léon, Pedro Costa, Rita Azevedo Gomes e Carlos de Pontes Leça.

 

Prolongando as sessões já realizadas com o Doclisboa’12, a integral Chantal Akerman vai estender-se ao longo de todo o mês cumprindo o fundamental propósito de permitir um olhar de conjunto sobre uma das mais importantes obras do cinema contemporâneo. A revisitação dos filmes de Victor Erice, a que a Cinemateca volta regularmente e agora tem a oportunidade de mostrar em novas cópias, decorre a par da Cine Fiesta 2012, entre 21 e 24 de novembro, alinhando com um programa de filmes espanhois de produção recente de Mercedes Alvarez, Jose Luis Guerin, Eterio Ortega Santillana e Isaki Lacuesta. 

A Marginalidade de novembro
em cima: El Sol del Membrillo (Victor Erice, 1992)
no topo: Casa de Lava (Pedro Costa, 1994), programado em O Cinema à Volta de Cinco Artes, Cinco Artes à Volta do Cinema.
foto de entrada: O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968)