Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 23/02/2012
A Grécia de Angelopoulos
A Grécia de Angelopoulos

Com a retrospetiva dedicada ao cinema de Theo Angelopoulos, concentrada no seu trabalho dos anos 1970/80, que tem início a 12, com “Dias de ‘36”, março traz a História da Grécia às salas da Cinemateca, que revisitam um importante conjunto de filmes de um autor maior do cinema contemporâneo entre essa data e os primeiros dias de abril.

 

Nascido em 1935 em Atenas, Angelopoulos (1935-2012) partiu para Paris no final dos anos 1950 onde estudou literatura na Sorbonne e ingressou na prestigiada escola de cinema I.D.H.E.C. Regressando à Grécia, entre 1964 a 1967 foi crítico de cinema no diário “Mudança Democrática”, jornal que deixou devido ao golpe militar. Depois de uma primeira experiência falhada no cinema em virtude de divergências com os produtores, e de uma curta-metragem a exibir neste Ciclo (“A Emissão”, 1968), foi em 1970 que realizou a sua primeira longa, “Reconstrução”, igualmente programada nesta retrospetiva.

A chamada trilogia político-histórica seguinte, composta por “Dias de ‘36”, “A Viagem dos Comediantes” e “Os Caçadores”, coloca Angelopoulos entre os pioneiros de um cinema atento à memória de um povo e aos acontecimentos da História, analisada à luz de um passado mitológico, uma vez que uma das características do seu cinema é a constante atualização dos mitos e sua transposição para o presente, elementos que trabalha de um modo extremamente inteligente, aproximando-se de um método brechtiano.

 

Para além dos filmes citados, a retrospetiva inclui ainda “Viagem a Cítera”, “O Apicultor”, “Paisagem na Neblina” e o documentário “Atenas, Regresso à Acrópole”, de 1983, que retrata a cidade também como um palco de tragédias e da experiência individual de Angelopoulos.

 

A abertura da retrospetiva, intitulada “Elegia da Viagem – A Grécia de Theo Angelopoulos”, na sessão das 21h30 de dia 12, conta com a presença de Maria Komninos, responsável pela programação da Cinemateca Grega, e de Phoebe Economopoulos, viúva do realizador e produtora de vários dos seus filmes.

A Grécia de Angelopoulos
Meres tou '36/"Dias de '36" (Theo Angelopoulos, 1972)
em cima:O Megalexandros/"Alexandre O Grande" (Theo Angelopoulos, 1980)