Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 31/03/2015
A Censura do Estado Novo ao cinema olhada a partir da coleção de cortes da Cinemateca
A Censura do Estado Novo ao cinema olhada a partir da coleção de cortes da Cinemateca

"Censura: os Cortes e os Filmes" é a designação do Ciclo que em abril se propõe olhar a censura ao cinema pelo Estado Novo a partir da coleção de cortes de censura a filmes de produção estrangeira distribuídos em Portugal durante essa época e conservada na Cinemateca. São doze sessões, que têm início a 1, com o clássico "Pinocchio" da Disney, de 1940 (ano em que estreou em Portugal), e se estendem ao dia 30, em que é apresentado "The Strange Woman" de Edgar G. Ulmer, de 1946 (estreado no Éden em 1949). A maioria das sessões é composta pela apresentação dos filmes e os respetivos cortes, mas há também novas apresentações dos três filmes montagem de Manuel Mozos "Cinema - Alguns Cortes: Censura", a 15 e a 22, e um Encontro, marcado para 28, que se propõe refletir sobre o modo como se exerceu a censura ao cinema em Portugal.

 

A variedade dos filmes programados como casos exemplares desse exercício de censura, a consultar aqui, reflete recorrências, temas e particularidades dos processos de censura ao cinema em Portugal, que têm sido alvo de investigação pela Cinemateca nos últimos anos, num trabalho em curso que parte da coleção de cortes a que este Ciclo regressa.

 

 

Os três filmes montagem de Manuel Mozos - "Cinema - Alguns Cortes: Censura", realizados em 1999 e em 2014 a partir das várias horas existentes na coleção da Cinemateca de cortes efetuados pela Comissão de Censura ao Cinema entre as décadas de 1940 e 70, são a face mais visível desse trabalho. O primeiro dá genericamente a ver as teias do exercício da censura. Mais recentes, os dois últimos centram-se em cortes exercidos por critérios políticos revelando a violência exercida sobre as imagens como tentativa de lhes negar a existência (II), e em cortes que traduzem o entendimento de critérios morais essencialmente relacionados com a representação da imagem das mulheres (III).

A Censura do Estado Novo ao cinema olhada a partir da coleção de cortes da Cinemateca
em cima: This Land is Mine (Jean Renoir, 1943)
no topo: Brigitte Bardot e Roger Vadim na rodagem de Le Repos du Guerrier (Roger Vadim, 1962)
foto de entrada: Cinema - Alguns Cortes: Censura (Manuel Mozos, 1999)