Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Cinemateca Digital
Data: 31/08/2020
300 números do jornal de atualidades “Imagens de Portugal” disponíveis na Cinemateca Digital
300 números do jornal de atualidades “Imagens de Portugal” disponíveis na Cinemateca Digital
Os primeiros doze anos (1953 – 1964) do jornal de atualidades “Imagens de Portugal” estão disponíveis na Cinemateca Digital (www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital.aspx).

Documento incontornável para o estudo do país ao longo de quase duas décadas, as “Imagens de Portugal” foram produzidas, entre 1953 e 1970, para o Secretariado Nacional da Informação do Estado Novo pela SPAC, a Doperfilme e a Tobis. Um dos instrumentos mais sistemáticos de propaganda do Estado Novo que deve ser visto, simultaneamente, como uma fonte para a história do país, do regime e dos modos como este conseguiu garantir a sua sobrevivência até ao 25 de abril de 1974.
Os 300 números agora disponibilizados correspondem a mais de 50 horas de imagens do país que incluem notícias de acontecimentos como  a chegada de Federico Fellini e Giulietta Massina para a estreia de “As Noites de Cabíria”, a visita da Rainha Isabel II a Portugal, as vitórias das taças de campeões europeus  pelo Sport Lisboa e Benfica, a inauguração da sede da Fundação Calouste Gulbenkian e da Cinemateca Nacional, o vulcão dos Capelinhos, a construção e inauguração da ponte da Arrábida, do Cristo Rei e do Padrão dos Descobrimentos.

A Cinemateca Digital inclui atualmente mais de 900 representações digitais de filmes do acervo da Cinemateca, correspondendo a mais de 200 horas de duração, e irá continuar a publicar os restantes números das Imagens de Portugal e outros filmes da coleção. O número 300 das Imagens de Portugal pode ser visto aqui.