Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Dia Mundial do Património Audiovisual
Data: 27/10/2011
27 de Outubro - Dia Mundial do Património Audiovisual
27 de Outubro - Dia Mundial do Património Audiovisual

Assinalando este dia - em que, há trinta e um anos (1980) na Assembleia Geral de Belgrado, foi adoptada pela UNESCO a Recomendação para a Salvaguarda e a Conservação das Imagens em Movimento – várias instituições reuniram-se para organizar um colóquio público dedicado às questões da conservação e da valorização do cinema e do audiovisual.

A Cinemateca Portuguesa acolhe, como anfitriã, a iniciativa, cuja organização cabe ao Centro Nacional de Cultura e ao núcleo de audiovisual da Associação de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

O colóquio conta com a intervenção de várias individualidades que abordarão esta problemática no contexto actual, com ênfase para a situação portuguesa.

Filmes exibidos (programa com a duração total de 35 minutos):

A Informação do Diário de Notícias nos Grandes Desafios de Foot-Ball - O IV Portugal-Itália
Filme mudo produzido pelo Diário de Notícias em 1929. Versão restaurada pela Cinemateca portuguesa, a partir de uma cópia em nitrato de celulose.

La Machine à Refaire la Vie
Filme de Julien Duvivier e Henry Lepage, em duas partes, de 1924 e 1933, narrado em francês e legendado em português. Versão restaurada pela Cinemateca Portuguesa a partir de uma cópia em nitrato de celulose.

 

Hoje Estreia
Filme de Fernando Lopes, de 1967. Cópia resultante da preservação efectuada pela Cinemateca Portuguesa.

 

Intervenções no colóquio:

Guilherme de Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura); Maria Paula Santos (BAD); José Manuel Costa (Cinemateca Portuguesa – Museu do cinema); Hilário Lopes (Arquivos da RTP), Joaquim Furtado (jornalista)

27 de Outubro - Dia Mundial do Património Audiovisual
Fotograma do filme A Praia de Algés por Ocasião dos Banhos, de Henry Short (1896)