Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; exibições
Data: 08/06/2018
12 de junho - Noite de screen tests na Cinemateca
12 de junho - Noite de screen tests na Cinemateca
A noite de 12 de junho na Cinemateca é uma noite de "Screen tests", a icónica obra cinematográfica de Andy Warhol, a apresentar às 21h30 em cópias da coleção do MoMA: a seleção de cerca de hora e meia de "Screen tests", filmados em 16 mm, preto e branco, mudos, na Factory de Warhol entre 1964 e 1966, inclui alguns dos mais célebres retratos filmados do conjunto de 472 e várias das mais célebres das 189 personalidades retratadas em filme por Warhol.
A compilação "Four of Andy Warhol's Most Beautiful Women reúne "Screen tests" de Baby Jane Holzer, Ann Buchanan, Ivy Nicholson e Sally Kirkland. Entre os demais títulos, contam-se dois dos famosos "Screen tests" de Bob Dylan, e ainda Nico, Lou Reed, John Cale, Sterling Morrison, mas também Susan Sontag ou, a fechar a sessão, Salvador Dali.

A projeção tem lugar no contexto do Ciclo "24 Imagens - Cinema e Fotografia", assinalando o trabalho retratista de Andy Warhol no cinema, que tem na série de "Screen tests" a sua imagem mais pura, constituindo simultaneamente um raro retrato da cena artística da Nova Iorque dos anos 60.
12 de junho - Noite de screen tests na Cinemateca
fotos: imagens de Nico, Bob Dylan e John Cale em "Screen tests" programados.