Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 03/04/2012
Cineastas, do Nosso Tempo em projeção e na 6x2
Cineastas, do Nosso Tempo em projeção e na 6x2

A retrospetiva dedicada à série “Cinéastes / Cinéma, de Notre Temps”, originalmente concebida por Janine Bazin e André S. Labarthe em 1964 para celebrar a cinefilia no pequeno ecrã, que a Cinemateca tem vindo a exibir em projeção nas suas salas, prossegue em abril com um conjunto de filmes-retrato dos anos 1990 e 2000 sobre e com Hou Hsiao-Hsien, Takeshi Kitano, Chantal Akerman, Philippe Garrel, Budd Boetticher, Alain Cavalier, Éric Rohmer, David Cronenberg, Georges Franju, Andrei Tarkovski, Ford & Hitchcock, Jean Rouch, Aki Kaurismaki, Abel Ferrara, Ken Loach, Straub & Huillet, os irmãos Dardenne, Otar Iosseliani, Luc Moullet, André S. Labarthe – retratista tornado retratado –, Jacques Baratier, Nicos Papakatis, e ainda um título de 1967 dedicado ao cinema de Fuller.

Na sala 6x2, situada no espaço museográfico da Cinemateca, em sessões contínuas e entrada livre, apresenta-se um título extracoleção sobre Orson Welles, realizado por André S. Labarthe em 1989, quatro anos depois da morte de Welles: “L’Homme qui a Vu l’Homme qui a Vu l’Ours” tem Hollywood por cenário e Laszlo Szabo como protagonista, seguindo o rasto de Welles, um dos cineastas mais perseguidos pelos responsáveis do projeto da série dos “Cineastas, do Nosso Tempo” mas que ficou por filmar.

Cineastas, do Nosso Tempo em projeção e na 6x2
L'Homme Qui a Vu l'Homme Qui a Vu l'Ours (André S. Labarthe, 1989)
em cima e foto de entrada: John Ford, a ver em John Ford et Alfred Hitchcock: Le Loup et l'Agneau(André S. Labarthe, 2001)