Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: Coleções
Data: 01/03/2018
Textos & Imagens 9
Textos & Imagens 9
Esta obra destina-se a fornecer, dos estúdios de produção da UFA, a melhor e mais incisiva imagem possível. Para tal contribui o formato alargado (A3), a impressão de cartazes de filmes e retratos de personalidades, feitos a carvão, ocupando a totalidade da mancha.
Na temporada em questão, Hitler era senhor absoluto da Alemanha, e a atividade cinematográfica era controlada por um organismo único, dependente da autoridade do Reich. Todos os trabalhadores não arianos encontravam-se no desemprego (na melhor das hipóteses) ou no exílio (países europeus ou Estados Unidos) ou, ainda, a caminho de campos de concentração. A indústria cinematográfica alemã, que dera cartas na década anterior, estava acantonada ao slogan: Um país, Um povo, Um estúdio.
A sangria de talentos quase fora fatal para a cinematografia do país, uma das que escreveram a história do cinema no século passado. Esta conjuntura foi aproveitada pela UFA para monopolizar forças e reunir peças de um puzzle disperso, num bloco único que se devia, para o exterior, dar uma imagem de glória e coerência que já não possuía. Neste catálogo – onde só as ilustrações falam – uma luxuosa apresentação gráfica seduz a cinefilia de quem o folheia; o megalómano grafismo está ao serviço da propaganda; e esta serve a ideologia.
A presença do volume em Portugal é obscura e conduz à especulação: Correio diplomático dirigido a um país simpatizante? Meio de penetração comercial a acompanhar a distribuição de cópias, que a capital exibia abundantemente em circuitos “amigos” (o Teatro do Ginásio, ali ao Chiado, por exemplo)?
Não me levem a mal, mas, ironicamente, o volume atingiu alguns dos seus propósitos: peça de raridade em qualquer biblioteca, deixa-se folhear com prazer, ao mesmo tempo que escreve a sua peculiar história, no capítulo da evolução cinematográfica, lida em paralelo com os movimentos de época.
 
Joaquim Vacondeus
 
Durch Leitstung zum Erfolg : programm 1937-38. [Berlim] : UFA, 1937-1938.
Tipologia documental: livro
Cota: 71(430)