Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: Preservação e Restauro
Data: 12/10/2011
Restaurado o filme “Capas Negras”
Restaurado o filme “Capas Negras”

Foi recentemente concluído, no laboratório fílmico da Cinemateca o restauro do filme “Capas Negras”, um dos mais emblemáticos títulos portugueses da década de 40, realizado por Armando de Miranda e protagonizado por Amália Rodrigues.

O restauro do filme partiu essencialmente de um material intermédio em suporte de nitrato (um contratipo síncrono) depositado recentemente no Departamento de Arquivo-ANIM pelo arquivo francês CNC, ligeiramente mais completo do que a cópia nitrato que originou a preservação produzida na década de 80 e, sobretudo, com uma melhor qualidade de imagem.

A actual tecnologia de duplicação fotográfica existente no laboratório da Cinemateca, a utilização do sistema wet gate de duplicação, que permite obter uma imagem mais limpa de riscos duplicados, e as melhores condições físicas deste material original, possibilitaram a obtenção de uma cópia final cuja imagem e som não são comparáveis com os obtidos na preservação da década de 80. Com efeito, a imagem e som das cópias tiradas nessa preservação apresentam todos os defeitos que a cópia em suporte nitrato, muito danificada, já possuía em 1988. Isto é, riscos profundos na imagem e som com muito ruído de fundo.

Relativamente à banda de som, foi feita uma repicagem e uma correcção digital ao nível das frequências e dos ruídos provocados por pequenos riscos na banda de som do contratipo nitrato, tendo-se produzido um novo negativo de som.

Esta nova cópia no formato 35 mm da versão restaurada será exibida nas nossas salas em data a anunciar, no âmbito programação regular da Cinemateca. Esteja atento.

 

Na imagem: o "antes" e o "depois" de um fotograma do filme