Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: Gestos & Fragmentos
Data: 07/09/2020
O Museu vai a Casa
Conjunto de vidros para Lanterna Mágica
Copper-Plate Sliders “Views of Public Buildings”​
Carpenter & Westley
Londres, 1835 >
Col. CPMC | PC189/000

 
Conjunto de 12 vidros simples – uma imagem por caixilho – processo copper-plate, coloridos à mão, com enquadramento em madeira fixados com aro de metal.
Pertencem à  série “Views of Public Buildings” de Carpenter & Westley e apresentam os seguintes títulos: Waterloo Bridge, Southwark Bridge, St. Paul's Cathedral, Westminster Abbey, Military Hospital Paris, St. Peter's Rome, Melrose Abbey, Shakespeare's House, Mount St. Michael, Isle of Staffa, Fingal's Cave e Falls of Niagara.
O processo copper-plate (chapeamento de cobre) de Philip Carpenter veio revolucionar os vidros de lanterna mágica na década de 20 do século XIX, que até então eram desenhados e coloridos à mão. Este processo conferia grande precisão e uniformidade aos traços desenhados, graças à impressão em vidro do desenho pretendido, permitindo estandardizar temáticas e duplicá-las em série. Ainda assim, após a impressão, os vidros eram entregues a artistas que os coloriam à mão, um a um. A forma como era feita a montagem dos vidros no caixilho também era inovadora. Encaixados na madeira com um aro de metal, estes vidros podiam mudar de posição e ser facilmente substituídos em caso de quebra.