Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: Programação; Sala 6x2
Data: 26/04/2014
IndieMovingImage na 6x2
IndieMovingImage na 6x2

No contexto do festival IndieLisboa'14 e da sua seção paralela IndieMovingImage, comissariada por João Laia, são apresentados "Beams of Cathodic Rays Shooting" (Mariana Silva, Pedro Neves, 2013) e "Hoods Up!" (Pedro Neves Marques, 2012).

 

O IndieMovingImage apresenta-se como um espaço de investigação sobre o futuro da imagem em movimento, tendo como direção central a análise da relação entre cinema e arte contemporânea, dando especial atenção aos novos valores do panorama nacional e internacional e apresenta uma seleção ecléctica de trabalhos que exploram diferentes dimensões da imagem.

 

Beams of Cathodic Rays Shooting

Mariana Silva, Pedro Neves (2013, 8'10", HD, vídeo, som)

Em junho de 2013, a televisão pública grega, ERT, foi encerrada em consequencia da crise europeia e de políticas economicas de austeridade, transmitindo ao vivo o seu próprio fecho para uma audiência mundial. Apesar do despedimento de 2700 trabalhadores da estação, a emissão foi prolongada após o seu fecho pelos seus trabalhadores atraves de streaming online e de retransmissão por satélite. m em movimento.

 

Hoods Up!

Pedro Neves Marques (2012, 6'25", DV, vídeo, cor, mudo)

"Hoods Up!" é uma resposta ao assassinato do jovem Trayvon Martin na Florida, EUA, bem como à abertura do Facebook no mercado financeiro de Nova Iorque e à peça de roupa usada por Mark Zuckerberg na ocasião, o seu icónico "hoodie" - eventos que marcaram o início e fim da Primavera de 2012. O vídeo está associado a um texto escrito pelo artista, e propõe a camisola desportiva conhecida por "hoodie" como uma nova figuração cultural para o trabalho precário, para lá de qualquer cor de colarinho.

Notas

em cima: Beams of Cathodic Rays Shooting
foto de entrada: Hoods Up!