PROGRAMA DAS SESSÕES-CONFERÊNCIA | APRESENTADAS E COMENTADAS POR JONATHAN ROSENBAUM
BLIND HUSBANDS
O Abismo
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Sam de Grasse, Gibson Gowland, Francelia Billington
Estados Unidos, 1919 – 91 min
O primeiro filme de Erich von Stroheim como realizador, argumentista e intérprete principal, lançou a sua personagem de cínico e amoral, aqui vestindo a farda do exército austríaco e surgindo como um sedutor sem escrúpulos que será vítima das suas manobras. O que, antes de mais, caracteriza esta primeira obra-prima de Stroheim é o retrato exacerbado das paixões humanas, que será um dos traços perenes do seu cinema. Um grande clássico do período mudo.
FOOLISH WIVES
Esposas Levianas
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Rudolph Christians, Mae Busch
Estados Unidos, 1922 – 100 min
O último filme que Stroheim pôde levar a cabo tal como o concebera é uma das obras-primas do cinema mudo onde Stroheim não se poupou a esforços (e a despesas) para transmitir a visão realista que pretendia, chegando a construir uma réplica do Casino de Monte Carlo quase do tamanho do original nos estúdios da Metro. É uma história de sedução, chantagem e crime, tendo por personagens a aristocracia europeia decadente e a alta burguesia americana.
GREED
Aves de Rapina
de Erich von Stroheim
com Gibson Rowland, ZaSu Pitts, Jean Hersholt
Estados Unidos, 1924
GREED, que foi ocasião de uma das grandes guerras entre Stroheim e os produtores, retoma os grandes temas do realizador para fazer o retrato impiedoso de um mundo movido pela alcova e pelo dinheiro. O realismo “barroco” de Stroheim, a forma como a acumulação de sinais naturalistas acaba por conduzir a um delírio (também) figurativo, fulgurantemente presente em GREED, faz deste filme o cume da arte “maldita” de um dos mais radicais cineastas que alguma vez trabalhou em Hollywood.
THE WEDDING MARCH
Marcha Nupcial
de Erich von Stroheim
com Erich von Stroheim, Fay Wray, ZaSu Pitts, Matthew Betz, Maude George
Estados Unidos, 1928 – 105 min
Uma incursão de Stroheim no império austro-húngaro em vésperas da sua queda, em 1914. Um filme de uma grandeza barroca por onde passam o amor, o desejo, a luxúria, num mundo de decadência e perversão. Todas as obsessões de Stroheim percorrem esta obra-prima mutilada, embora o pior tenha sido evitado, já que a montagem foi confiada a outro mestre: Josef von Sternberg.
QUEEN KELLY
de Erich von Stroheim
com Gloria Swanson, Seena Owen, Walter Byron, Tully Marshall
Estados Unidos, 1928 – 96 min
O projeto mais ambicioso e “demente” de Erich von Stroheim: a história de uma jovem apaixonada por um aristocrata de um reino da Europa Central, expulsa a chicote pela rainha, que enriquece em África como prostituta, regressando para se vingar. O projeto ficou pela primeira parte (o episódio europeu), mas Stroheim filmou algumas cenas do episódio africano que passou a ser incluído na cópia restaurada. Um grande filme “maldito”.
Consulte as fichas detalhadas do programa.