Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: PROGRAMAÇÃO
Data: 04/04/2018
HISTÓRIAS DO CINEMA JEAN-PIERRE VERSCHEURE: UMA HISTÓRIA DO SOM NO CINEMA
É já na próxima segunda-feira, 9 de abril, que se inicia este conjunto de sessões dedicado à história do som no cinema. Como anunciado, as apresentações de Jean-Pierre Verscheure incluirão a exibição de curtas-metragens e de excertos de filmes, através dos quais (e sempre antecedendo a exibição das longas metragens projetadas à noite - VER PROGRAMA PUBLICADO) serão exemplificados variadíssimos sistemas de som, incluindo mediante demonstração de processos menos frequentes, como é o caso de bandas de som magnético e processos especiais.
Aproximando-se a data, divulgamos a seguir os títulos dos filmes de curta-metragem e daqueles dos quais serão exibidos excertos durante a primeira parte das jornadas, a começar às 18h.

Segunda-feira 9 de abril 2018 - 18h
Nascimento e desenvolvimento do cinema sonoro :
 
TOO MANY HUSBANDS de Leslie Pearce, 1931 para Mack Sennett  – RCA Photophone
BUZZIN’ AROUND de Alfred Goulding, 1933 – em Vitaphone, com Roscoe Arbuckle
MICKEY GOOD DEED de Walt Disney, 1932 – sistema sonoro Powers Cinephone
“Les types de pistes sonores “
 
Terça-feira 10 abril 2018 - 18h
Do advento do sonoro à estereofonia nas vésperas da segunda guerra mundial :
 
A BUNDLE OF BLUES de Fred Waller, 1933 – 1,37/1 – Western Electric
MICKEY CIRCUS de Walt Disney, 1936 – RCA Alta Fidelidade –Technicolor .
CITIZEN KANE de Orson Welles, 1941 – RCA Photophone especial
FANTASIA de Walt Disney, 1940  –  emergency sound track  em mono de Fantasound  
FANTASIA de Walt Disney, 1940 – Fantasound stereophonic sound 

Quarta-feira 11 de abril 2018 – 18h
Do som magnético ao Dolby Stereo :


SINGIN’ IN THE RAIN de Stanley Donen e Gene Kelly, 1952 – Western Electric  
THIS IS CINERAMA de Merian C. Cooper, Gunther von Fritsch, Ernest B. Schoedsack (não creditado), Michael Todd Jr.  (não creditado), 1952
THE ROBE de Henry Koster, 1953 – som magnético 4 pistas 
A STAR IS BORN de George Cukor, 1954 – som magnético 4 pistas 
DRUM BEAT de Delmer Daves, 1954 – som magnético 4 pistas 
LOVE IS A MANY-SPLENDORED THING de Henry King, 1954 – som magnético 4 pistas 
CAROUSEL de Henry King, 1956 – som magnético 4 pistas 
“Filme de demonstração do Perspecta Sound “ 
GRAND CANYON de James Algar, 1958 – som magnético 4 pistas 
TOOT, WHISTLE, PLUNK AND BOOM de Ward Kimball e Charles A. Nichols, 1953 – som magnético 4 pistas 
Quinta-feira 12 de abril  - 18h
Os sistemas sonoros Dolby e a gnereralização em grande escala dos sistemas estereofónicos de alta-fidelidade na exibição cinematográfica :


JESUS CHRIST SUPERSTAR de Norman Jewinson, 1973 trailer – som magnético de 3 pistas 
JESUS CHRIST SUPERSTAR de Norman Jewinson, 1973 – som magnético de 3 pistas 
STAR WARS de Georges Lucas, 1977 – som magnético de 3 pistas 
MIDWAY de Jack Smight, 1976 trailer  – Sensurround + bdx
MIDWAY  Filme teste 
A BRIDGE TOO FAR de Richard Attenborough, 1977 – teste para Colortek
SOUND OF MUSIC de Robert Wise, 1965 – teste para Comtrack 
SGT. PEPPER’S, LONELY HEARTS CLUB BAND de Michael Schultz, 1978 – Dolby A 4
RAIDERS OF THE LOST ARK de Steven Splieberg, 1981 – Dolby A 4.1

Sexta-feira 13 de abril  - 18h
Surgimento da tecnologia digital na indústria de cinema. A fase inicial da sua utilização na gravação do som nas cópias de distribuição :


“Test film Dolby surround EX “ 
FORT APACHE de John Ford 1948 – RCA Photophone Duplex
PIRATES OF THE CARIBBEAN, THE CURSE OF THE BLACK PEARL de Gore Verbinski , 2003 – Dolby SR-D Surround EX
THE JACKET de John Maybury,  2005 – Dolby SR-D Surround EX

Consulte aqui programa (em formato pdf)