Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: European Film Gateway
Data: 26/07/2011
European Film Gateway – Uma montra digital do património cinematográfico europeu
European Film Gateway – Uma montra digital do património cinematográfico europeu
O Portal Internet de colecções digitais das cinematecas e arquivos europeus dá acesso gratuito e universal a mais de 400.000 objectos - vídeos, fotografias, cartazes, materiais textuais e sonoros.
“Para ser utilizado não só por investigadores, jornalistas e criadores, mas também por um público alargado interessado em cinema”, diz Claudia Dillman, directora do Deutsches Filminstitut, organismo coordenador do projecto. A partir de Setembro estarão disponíveis cerca de 600.000 objectos, de 16 instituições.
 
O European Film Gateway é um primeiro passo na progressiva disponibilização online de objectos digitais relativos ao património cinematográfico europeu a partir de um único ponto de acesso. Para alcançar o seu objectivo principal – o desenvolvimento de um ponto de acesso centralizado a materiais guardados em cinematecas e arquivos fílmicos europeus –, o projecto envolveu uma série de questões relevantes, tais como a interoperabilidade técnica e semântica, a normalização de metadados e também as boas práticas na gestão da propriedade intelectual. O projecto foi financiado pelo Programa eContentplus da Comissão Europeia.
 
Utilizadores
Os utilizadores do Portal podem pesquisar por títulos de filmes mas também por nomes de pessoas ou palavras-chave, obtendo os resultados dos objectos digitais relacionados que podem ser visualizados directamente no Portal. Todos os objectos disponibilizados no Portal estão ligados aos respectivos sítios Web de origem e por isso funciona também como um motor de pesquisa dos respectivos acervos digitais dos parceiros europeus.
 
A contribuição portuguesa
Parceiro do projecto desde o primeiro momento, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema organizou uma colecção temática de materiais fílmicos e não fílmicos, relativos à produção portuguesa de não-ficção do período 1896-1931. Serão disponibilizadas exclusivamente para consulta e visualização online, em baixa resolução, as representações digitais de 170 filmes, 100 fotografias e 1200 páginas de materiais textuais (de época ou posteriores) sobre o mesmo tema.
Nesta colecção podemos encontrar uma “cartografia” cinematográfica de Portugal e dos acontecimentos políticos, desde a Monarquia à revolução republicana; a chegada dos pioneiros portugueses da aviação após a primeira travessia aérea do Atlântico Sul e um jogo de futebol Portugal-Espanha; uma visita ao Jardim Zoológico e o funeral de um grande poeta. Mas também alguns aspectos da vida nas colónias: a indústria e a agricultura em São Tomé, paisagens de Angola ou uma viagem a Moçambique.
A par das imagens em movimento, podemos também encontrar representações digitais de obras em papel sobre o mesmo assunto: uma fotografia de um realizador, uma entrevista, um programa, um artigo publicado numa revista especializada ou um conjunto de matrizes de intertítulos.
Todos estes objectos estão a partir de agora disponíveis no novo sítio Web da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, na secção “Cinemateca Digital”.
European Film Gateway e Europeana
EFG é uma componente da Europeana, a plataforma para acesso ao património cultural europeu disponível na Internet. O EFG recolhe as informações de catalogação e indexação e fornece-as ao Portal Europeana de uma forma estruturada. Deste modo, o Portal European Film Gateway e o Portal Europeana congregam as colecções das cinematecas com as colecções de bibliotecas, arquivos e museus da Europa, colocando-as num contexto transnacional e multicultural.
O Portal Europeana dá acesso integrado a quase 20 milhões de recursos digitais de museus, bibliotecas, arquivos e colecções audiovisuais da Europa, recebendo os contributos de cerca de 1500 instituições europeias. Promove oportunidades de descoberta e de actividade num espaço multilingue onde os utilizadores podem colaborar, partilhando e sendo inspirados pela rica diversidade do património cultural e científico da Europa. O Portal está disponível em 27 línguas.
 
Atrás do Portal
Lançado pela Associação das Cinematecas Europeias (ACE), de que a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema é membro fundador, o projecto European Film Gateway foi desenvolvido pelo Deutsches Filminstitut. Iniciou em Setembro de 2008 e terminará em Setembro de 2011.
 
Parceiros
16 cinematecas e arquivos fílmicos de 15 países europeus estão envolvidos no projecto EFG:
Cinecittà Luce S.p.A., Roma
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Lisboa
Cineteca del Comune di Bologna
Det Danske Filminstitut, Copenhaga
Deutsches Filminstitut – DIF e. V., Frankfurt
EYE Film Instituut Nederland, Amesterdão
Filmarchiv Austria, Viena
Filmoteka Narodowa, Varsóvia (parceiro associado)
Kansallinen audiovisuaalinen arkisto, Helsínquia
La Cinémathèque française, Paris
Lichtspiel – Kinemathek Berna
Lietuvos Centrinis Valstybés Archyvas, Vilnius
Magyar Nemzeti Filmarchívum, Budapeste
Národní filmový archiv, Praga
Nasjonalbiblioteket, Oslo
Tainiothiki tis Ellados, Atenas
 
6 outros parceiros estão envolvidos nas questões técnicas e organizacionais:
Association des Cinémathèques Européennes, Frankfurt/Bruxelas
ISTI-CNR, Pisa
Eremo s.r.l., Cupramontana
Europeana Foundation, Haia
reelport GmbH, Colónia
FernUniversität in Hagen
 

Notas

Informação sobre o projecto: www.efgproject.eu