Ver

Pesquisa

Destaques

Assunto: Internacional
Data: 04/01/2017
A CINEMATECA NO MUCEM, EM MARSELHA
A CINEMATECA NO MUCEM, EM MARSELHA
«Le Rendez-vous des cinémathèques” propõe encontros e projeções em parceria com cinematecas da Europa e do Mediterrâneo. Cada ano, uma cinemateca diferente é homenageada no MUCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo), em Marselha. Depois da Cinemateca de Bolonha em 2016, o Mucem convida a Cinemateca Portuguesa: cada mês, entre Janeiro e Junho de 2017, poderemos descobrir no auditório do museu uma seleção de longas-metragens restauradas recentemente, todas projetadas em 35 mm. Na era do “tudo em digital” a Cinemateca Portuguesa tem a particularidade de se dedicar à preservação, ao restauro e à difusão de filmes no seu suporte original. De Lisboa a Marselha, um ciclo de cinema para (re)ver a vida em película!
Esta homenagem à Cinemateca Portuguesa será inaugurada no dia 19 de Janeiro, com a presença do Diretor da Cinemateca Portuguesa, que fará uma apresentação das atividades da Cinemateca Portuguesa nos domínios do restauro e da programação de filmes. Esta apresentação será seguida por um projeção de MARIA DO MAR (1930), de Leitão de Barros, num filme-concerto, com uma nova partitura do pianista e compositor Roberto Triccari e do Quarteto HUM (palavra que significa fumo na Gasconha, pois “para nós, não existem fronteiras”), com canto, clarinete, guitarra, guitarra portuguesa, bouzouki (alaúde grego), percussões e baixo.
Nos restantes programas, que serão apresentados entre Fevereiro e Junho, serão propostos, a pedido do MUCEM, “dois filmes que dialoguem”.

www.mucem.org/fr/programmation/le-rendez-vous-des-cinematheques-soiree-douverture

Notas

Maria do Mar, 1930 de Leitão de Barros