CICLO
Ir ao Cinema em 1975


Este Ciclo continua o programa iniciado em abril, que se virava para o cinema de 1974. Avançamos um ano, e mantemos o princípio, aplicando-o agora a 1975: uma seleção de títulos emblemáticos da produção mundial estreados no período em que Portugal vivia embrenhado no seu processo revolucionário. Era o meio do caminho da década de 1970, um período em que, sobretudo no cinema americano, se assistiu a um movimento de grande regeneração, com a chegada à primeira linha de uma série de nomes de jovens realizadores que o futuro não tardaria a consagrar – mas no entanto, alguns velhos mestres oriundos do coração do cinema clássico ainda estavam ativos, como Otto Preminger ou Robert Aldrich. Na Europa, Marguerite Duras e Chantal Akerman estreavam os seus filmes mais célebres (INDIA SONG e JEANNE DIELMAN), e Pier Paolo Pasolini deixava pronto, antes de morrer assassinado, o mais bombástico dos seus filmes (SALÒ). Tantas histórias para contar no cinema de 1975…
 
 
02/05/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1975

Three Days of the Condor
Os Três Dias do Condor
de Sydney Pollack
Estados Unidos, 1975 - 117 min
 
02/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1975

Shivers
Os Parasitas da Morte
de David Cronenberg
Canadá, 1975 - 87 min
02/05/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Ir ao Cinema em 1975

Zerkalo
O Espelho
de Andrei Tarkovski
URSS, 1975 - 102 min
03/05/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1975

Amici Miei
Oh! Meus Amigos
de Mario Monicelli
Itália, 1975 - 113 min
03/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1975

Benilde ou A Virgem Mãe
de Manoel de Oliveira
Portugal, 1974 - 106 min | M/12
02/05/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
Three Days of the Condor
Os Três Dias do Condor
de Sydney Pollack
com Robert Redford, Faye Dunaway, Cliff Robertson, Max von Sydow, John Houseman
Estados Unidos, 1975 - 117 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Robert Redford interpreta o papel de um funcionário da C.I.A., especialista na decifração de cifras, que um dia vê todo o grupo de que faz parte abatido por assassinos profissionais, e acaba por se ver alvo de uma perseguição implacável por parte da Agência. Um dos grandes filmes de suspense dos anos 70. A exibir em cópia digital.

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02/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
Shivers
Os Parasitas da Morte
de David Cronenberg
com Paul Hampton, Joe Silver, Lynn Lowry, Allan Kolman, Susan Petrie
Canadá, 1975 - 87 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/16
Passado o período inicial (as curtas-metragens e o par STEREO/CRIMES OF THE FUTURE) que serviu sobretudo para o convencer de que ser realizador era mesmo o que queria fazer, Cronenberg assinou em SHIVERS a sua primeira obra “profissional”, com apoio de um casa produtora (no caso a Cinepix, um pequeno estúdio canadiano especializado em cinema erótico). É um filme de zombies – “a sex zombie movie”, define-o Cronenberg com humor – em parte devedor do “seminal” NIGHT OF THE LIVING DEAD, que Romero realizara em finais de sessenta. Mas, com uma carga sexual muito mais forte (não necessariamente “erótica”) e um ambiente “clínico” e científico que era já a “marca de autor” de Cronenberg. Por outro lado, SHIVERS é uma apropriação consciente e metódica de um género, o horror movie, que o realizador canadiano trabalhou mais como uma “ferramenta” do que como um fim em si mesmo (embora nessa altura poucos o pudessem ainda perceber). A exibir em cópia digital.

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02/05/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ir ao Cinema em 1975
Zerkalo
O Espelho
de Andrei Tarkovski
com Margarita Terlhova, Ignat Danilcev, Larissa Tarkovskaia
URSS, 1975 - 102 min
legendado em português | M/12
A quarta longa-metragem de Tarkovski é um dos pontos culminantes de toda a sua obra. Trata-se de um filme sobre a memória e sobre a palavra, em que um homem prestes a morrer lembra-se da sua infância, que surge diante da sua memória, como um espelho. Tarkovski assim resumiu o filme: “Os destinos de duas gerações sobrepõem-se no encontro entre a realidade e as lembranças: o do meu pai, do qual se ouvem poemas, e o meu. As imagens de atualidades do tempo de guerra, as cartas de amor do meu pai para a minha mãe, são documentos que moldaram a história da minha vida”. Neste sentido, trata-se do filme mais pessoal e íntimo de Andrei Tarkovski. A exibir em cópia digital.

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03/05/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
Amici Miei
Oh! Meus Amigos
de Mario Monicelli
com Philippe Noiret, Ugo Tognazzi, Adolfo Celi, Bernard Blier
Itália, 1975 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Um dos filmes mais populares dos anos 70, paradoxalmente amargo e cómico, sobre cinco amigos de meia-idade, bem situados na vida, que se reúnem periodicamente para diabruras e provocações, para exorcizar o medo do envelhecimento e da morte. Uma das muitas “comédias masculinas” de que Philippe Noiret foi protagonista e um importante exemplo da fase tardia da carreira de Monicelli. A exibir em cópia digital.

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03/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1975
Benilde ou A Virgem Mãe
de Manoel de Oliveira
com Maria Amélia Matta, Jorge Rola, Jacinto Ramos, Maria Barroso, Augusto de Figueiredo, Glória de Matos
Portugal, 1974 - 106 min | M/12
BENILDE OU A VIRGEM MÃE é a adaptação fiel da peça homónima de José Régio (1947) e foi o filme que marcou a consagração internacional de Oliveira. É uma obra que nos leva à significação última da corporalidade e da oralidade, permanentes manifestações da morte ou da luta contra ela. Maria Barroso e Augusto de Figueiredo que, à data da estreia da peça tinham representado os protagonistas, surgem agora nos papéis da criada e do padre

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