02/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Passado o período inicial (as curtas-metragens e o par STEREO/CRIMES OF THE FUTURE) que serviu sobretudo para o convencer de que ser realizador era mesmo o que queria fazer, Cronenberg assinou em SHIVERS a sua primeira obra “profissional”, com apoio de um casa produtora (no caso a Cinepix, um pequeno estúdio canadiano especializado em cinema erótico). É um filme de
zombies – “a sex zombie movie”, define-o Cronenberg com humor – em parte devedor do “seminal” NIGHT OF THE LIVING DEAD, que Romero realizara em finais de sessenta. Mas, com uma carga sexual muito mais forte (não necessariamente “erótica”) e um ambiente “clínico” e científico que era já a “marca de autor” de Cronenberg. Por outro lado, SHIVERS é uma apropriação consciente e metódica de um género, o
horror movie, que o realizador canadiano trabalhou mais como uma “ferramenta” do que como um fim em si mesmo (embora nessa altura poucos o pudessem ainda perceber). A exibir em cópia digital.
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