A colecção de imagens em movimento a cargo da Cinemateca é muito diversificada e inclui os mais diversos tipos de suportes. Analógicos e digitais. A totalidade de títulos identificados actualmente em arquivo ascende aproximadamente a 33.000, correspondendo a mais de 70.000 elementos materiais inventariados. Perto de 50.000 correspondem a materiais fílmicos, nos diferentes formatos (35mm, 16mm, 9,5mm, 8mm e super 8mm). Os restantes materiais são vídeo, analógico ou digital.
Destes títulos, mais de 21.000 são de produção portuguesa. Uma pequena parte pertencendo ao universo das longas-metragens, com 988 títulos; e a maioria pertencendo ao universo das curtas-metragens (ficção, documentais, actualidades, filmes de família, etc).
As entradas destes títulos e respectivos materiais na colecção são resultado de diversos tipos de processo de aquisição. Entram através do regime de depósito voluntário, onde a política de prospecção activa tem sido muito importante, poderão entrar através de compra por parte da Cinemateca, também por oferta ou integração patrimonial e através de tiragem, no âmbito dos diversos programas de preservação do arquivo.
Fotograma do filme Maria do Mar, de Leitão de Barros (1930). Cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema em 2000
O Departamento ANIM dispõe de espaços climatizados para o melhor acondicionamento dos suportes fílmicos e vídeo da sua colecção. Esses espaços dividem-se em três áreas diferentes, tendo em conta a natureza do suporte:
DEPÓSITO PARA FILMES EM SUPORTE DE NITRATO DE CELULOSE
O depósito para filmes em suporte de nitrato de celulose é um edifício isolado, com características construtivas específicas decorrentes da natureza deste suporte. Inclui 56 células de armazenamento com estrutura especialmente resistente, dotadas de alçapões de pressão (preventivos de propagação de combustão), portas corta-fogo, registos corta-fogo e climatização adequada. Com área construída de 425 m², para o acondicionamento de 11.000 bobinas, com temperatura de 10ºC e 30% HR.
DEPÓSITO PARA FILMES EM SUPORTE SAFETY (ACETATO E POLIESTER)
A área de acondicionamento de filmes em suporte safety engloba dois conjuntos de cofres construídos em épocas diferentes.
Um inicial, inaugurado em 1996, que engloba quatro cofres, com área total de armazenamento de 770 m², e com temperaturas que vão dos 4º C até aos 12ºC, sempre com a HR de 30%. Um novo, recentemente construído, que engloba cinco cofres, numa área total próxima dos 1.000 m², com as mesma características de construção dos primeiros e com parâmetros semelhantes de temperatura e de humidade relativa.
DEPÓSITO PARA SUPORTES VIDEOGRÁFICOS
Depósito construído com protecção contra interferências electromagnéticas externas, com uma área de 225 m² e com valores de temperatura e HR adequados para a conservação deste tipo de suporte (15º C e 50% HR).