17/02/2022, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ava Gardner, Cyd Charisse, Judy Garland - Fatal Justeza
Mogambo
Mogambo
de John Ford
com Clark Gable, Ava Gardner, Grace Kelly
Estados Unidos, 1953 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ava Gardner
MOGAMBO é a segunda versão da história do caçador branco, guia de safaris em África, dividido entre duas mulheres: Grace Kelly, de quem Ford descobriu o fogo no gelo antes de Hitchcock, e Ava Gardner nos papéis que antes foram de Myrna Loy e Jean Harlow. Clark Gable retoma o mesmo papel que tivera 20 anos antes no filme de Victor Fleming RED DUST. No filme “da grande perturbação do corpo” (João Bénard da Costa) uma das sequências fulcrais é aquela em que Ava Gardner canta Comin’ thro the Rye: “When a body meets a body / coming thro the rye / if a body kiss a body / need a body cry?”

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/02/2022, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ava Gardner, Cyd Charisse, Judy Garland - Fatal Justeza
The Clock
A Hora da Saudade
de Vincente Minnelli
com Judy Garland, Robert Walker, James Gleason, Keenan Wynn
Estados Unidos, 1945 - 86 min
legendado em português | M/12
Judy Garland
“Boy meets girl, loses girl, finds girl.” A famosa expressão de todo o cinema romântico encontra em THE CLOCK (primeiro filme não musical de Minnelli) uma das mais perfeitas ilustrações. Robert Walker é um soldado de licença por dois dias durante a Segunda Guerra Mundial, que conhece a rapariga dos seus sonhos, a perde e a reencontra. A rapariga é Judy Garland, numa das suas mais pungentes composições. Tudo acontece na Grand Central Station de Nova Iorque. O crítico Jean Domarchi comparou este filme a SUNRISE de Murnau.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/02/2022, 19h30 | Sala Luís de Pina
Allan Dwan (Parte III)
East Side West Side
A Cidade Gigante
de Allan Dwan
com George O’Brien, Virginia Valli, J. Farrell MacDonald
Estados Unidos, 1927 - 97 min
mudo, legendado eletronicamente em português | M/12
Não tendo sido possível obter uma cópia com aceitável qualidade de projeção, o filme HUMAN CARGO de Allan Dwan, programado para esta sessão, não será exibido no âmbtio do Ciclo deste realizador que temos vindo a apresentar desde dezembro. Ficam, portanto, sem efeito as duas passagens anunciadas desse filme, previstas para os dias 4 e 17 de fevereiro, sendo exibidos em seu lugar, respectivamente, os filmes WHILE PARIS SLEEPS (cuja magnífica cópia em 35mm volta ter uma segunda exibição depois de ter passado em janeiro) e o filme EAST SIDE WEST SIDE, que assim terá duas passagens este mês (sendo esta segunda sessão sem acompanhamento musical ao vivo).
Um dos melhores Dwans da fase final do mudo, EAST SIDE WEST SIDE é também um grande filme de Nova Iorque, naquela época em que o cinema primeiro se enamorou da “cidade gigante”, como lhe chamou o título português. A história vive muito de arquétipos, o bom rapaz modesto a quem a fortuna sorri (George O’Brien, no mesmo ano do SUNRISE de Murnau), e o filme usa maravilhosamente as ruas e paisagens nova-iorquinas. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/02/2022, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Allan Dwan (Parte III)
Zaza
de Allan Dwan
com Gloria Swanson, H.B. Warner, Ferdinand Gottschalk
Estados Unidos, 1923 - 89 min
mudo, legendado eletronicamente em português | M/12
Devido a um contratempo de última hora o pianista João Paulo Esteves da Silva não poderá acompanhar a exibição de ZAZA. Não tendo sido possível encontrar um substituto em tempo útil, o filme será exibido sem acompanhamento musical ao vivo. Pelo facto apresentamos as nossas desculpas.
O encontro de Allan Dwan com Gloria Swanson, para uma primeira colaboração antes das várias outras que se seguiriam ao longo da década de vinte e que constituem um marco quer no trabalho do realizador quer no da atriz. Aliás, foi o filme que decididamente catapultou Swanson para os píncaros do estrelato (“o nascimento da nova Swanson”, disse Dwan a Bogdanovich). Também é um exemplo do ecletismo de Dwan, capaz de passar do registo de aventuras de ROBIN HOOD (no ano anterior) para os ambientes de “alta sociedade” com um à-vontade único. Um belo filme, como todos os Dwan/Swanson, ZAZA foi refeito no final dos 1930, por George Cukor, com Claudette Colbert no papel principal. Primeira apresentação na Cinemateca.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui