CICLO
Ir ao Cinema em 1974


Naqueles dois anos, 1974 e 1975, em que Portugal esteve profundamente embrenhado no processo revolucionário, que filmes estavam nas salas de cinema? Que entorno, que moldura, que contexto, deu o cinema mundial aos anos da Revolução portuguesa? A curiosidade perante as respostas a estas perguntas conduziu-nos a este par de ciclos dedicados ao cinema desses anos – depois de irmos em abril ao cinema de 1974, vamos em maio ao cinema de 1975. Como uma viagem no tempo, a ideia é que nos embrenhemos e tentemos viver (ou reviver, no caso de uma determinada geração de espectadores) a experiência de ser um espectador de cinema em 1974. Convém explicitar isto: um espectador não necessariamente português (muitos destes filmes chegaram mais tarde a Portugal, outros nunca entraram no nosso circuito comercial), mas um espectador ideal que navegasse por entre países e continentes. O par de ciclos pode ser visto como uma proposta de seleção do melhor que se fazia naqueles anos, sem distinção entre objetos oriundos da grande indústria e artefactos produzidos num regime de produção a outra escala – até porque todos eles dialogavam uns com os outros nas salas de cinema, numa época em que os rótulos (o cinema da "indústria", o cinema "de autor") ainda não ditavam uma compartimentação, nem a uma condenação a nichos de mercado, com a mesma força que se veio a manifestar mais tarde.
A ideia é que, para o espectador de 2024, o Ciclo ofereça um percurso livre e diverso, entre filmes muito diferentes, portadores de propostas de cinema muito diferentes, mas unidas pela pertença a esse oceano de diversidade que sempre foi o cinema. Entre as coisas únicas que o cinema de meados dos anos 1970 oferecia, vale a pena registar o facto de se tratar de uma época (com muito de único, de facto) em que muitos dos velhos e consagrados mestres ainda estavam ativos, e a geração dos seus filhos ou netos começava a dar os primeiros passos – e um filme de Buñuel coexistia com um filme de Chantal Akerman, um filme de Bresson com um filme de Steven Spielberg. Era isto, o cinema em 1974.
 
 
01/04/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1974

Mossafer
“O Passageiro”
de Abbas Kiarostami
Irão, 1974 - 74 min
 
01/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Ir ao Cinema em 1974

Femmes Femmes
de Paul Vecchiali
França, 1974 - 116 min
02/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1974

Lenny
Lenny
de Bob Fosse
Estados Unidos, 1974 - 111 min
02/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Ir ao Cinema em 1974

Tamaño Natural / Grandeur Nature
Tamanho Natural
de Luis García Berlanga
Espanha, França, Itália, 1974 - 101 min
02/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Ir ao Cinema em 1974

A Woman Under the Influence
Uma Mulher Sob Influência
de John Cassavetes
Estados Unidos, 1974 - 146 min
01/04/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Mossafer
“O Passageiro”
de Abbas Kiarostami
com Hassan Darabi, Pare Gol Atashjameh, Masud Zandbegleh
Irão, 1974 - 74 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Kiarostami é desde logo uma das suas obras maiores. Uma história preenchida de suspense e infinitamente encantadora sobre a determinação de um rapaz que quer viajar da sua pequena cidade para Teerão para assistir a um jogo de futebol, que combina realismo com a economia e a precisão de um artista visual como Kiarostami. Com brilhantes desempenhos de um elenco constituído por não-atores, este filme tem um dos mais inesquecíveis finais da história do cinema. No seminal filme de Kiarostami, CLOSE-UP, o protagonista não só compara a sua vida à do deste filme, como reutiliza a banda sonora de MOSSAFER. A exibir em cópia digital. A sessão de dia 6 está programada também no âmbito da Cinemateca Júnior - Sábados em Família.

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01/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ir ao Cinema em 1974
Femmes Femmes
de Paul Vecchiali
com Michel Delahaye, Hélène Surgère, Noël Simsolo, Sonia Saviange
França, 1974 - 116 min
legendado eletronicamente em português | M/16
“Um realizador no desemprego e duas atrizes no desemprego que fazem um filme, eis um ato revolucionário”, disse Vecchiali sobre FEMMES FEMMES, um dos filmes mais celebrados e mais artesanais do realizador de quem François Truffaut disse, nos anos 60, ser “o único herdeiro de Jean Renoir”. FEMMES FEMMES é uma “comédia musical” que reúne duas atrizes fracassadas num teatro muito particular (um apartamento), num jogo entre o “teatro” e a “vida” sobre fundo evocativo do cinema francês dos anos 30. Em 1974 Pasolini foi um dos grandes admiradores do filme, tendo mostrado cenas dele aos atores de SALÓ, que então preparava. A exibir em cópia digital.

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02/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Lenny
Lenny
de Bob Fosse
com Dustin Hoffman, Valerie Perrine, Jan Miner
Estados Unidos, 1974 - 111 min
legendado eletronicamente em português | M/16
No auge da fama depois do sucesso de CABARET, Bob Fosse atirou-se aqui a um biopic, construído com procedimentos (entrevistas e depoimentos encenados) que se tornaram típicos do “falso documentário”, do lendário cómico americano Lenny Bruce, conhecido pelo seu humor violento, depressivo e frequentemente atentatório dos “bons costumes”. Dustin Hoffman tem um dos papéis da sua vida ao encarnar este homem neurótico e complexo, de hábitos excessivos e pouco católicos (morreu aos 40 anos, com uma overdose); e o preto e branco coçado e fumarento da fotografia de Bruce Surtees, a captar na perfeição o ambiente dos night clubs onde Lenny se exibe, é absolutamente notável.

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02/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ir ao Cinema em 1974
Tamaño Natural / Grandeur Nature
Tamanho Natural
de Luis García Berlanga
com Michel Piccoli, Valentine Tessier, Rada Rassimov, Michel Aumont
Espanha, França, Itália, 1974 - 101 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Um dos títulos da dupla Berlanga-Azcona (último capítulo de uma trilogia composta ainda por LA BOUTIQUE e VIVAN LOS NOVIOS!), é um dos melhores filmes de Berlanga e o filme de uma notável interpretação de Michel Piccoli. É também um novo caso de comédia negra de contornos cruéis no registo de uma sátira focada no erotismo fetichista. A história é a de um homem apaixonado por uma boneca insuflável, e de uma relação que passa por todos os cambiantes (até o ciúme) das relações entre homens e mulheres de carne e osso. À época, foi um filme particularmente mal recebido. O tempo foi-lhe garantindo a justa apreciação como uma terrível fábula sobre a solidão e a incomunicabilidade. A exibir em cópia digital.

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02/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
A Woman Under the Influence
Uma Mulher Sob Influência
de John Cassavetes
com Gena Rowlands, Peter Falk, Fred Draper, Lady Rowlands, Katherine Cassavetes
Estados Unidos, 1974 - 146 min
legendado em português | M/16
No quinto dos oito filmes de John Cassavetes com Gena Rowlands, o autor propõe-se abordar a questão da loucura e seus limites a partir da “normalidade” do seu método e dos seus protagonistas. Mabel é uma mulher sob a influência de uma família, da árdua tarefa de ser esposa e mãe e sobretudo sob a influência de um espaço doméstico claustrofóbico. Peter Falk interpreta a personagem do marido. A exibir em cópia digital.

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