19/07/2025, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a David Stenn
Bombshell
de Victor Fleming
com Jean Harlow, Lee Tracy, Frank Morgan, Franchot Tone
Estados Unidos, 1933 - 96 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por David Stenn (em inglês)
Lola Burns, a personagem de Jean Harlow, está no topo da sua carreira em Hollywood, mas num momento difícil perante a família e as exigências publicitárias do estúdio. Ou seja, em BOMBSHELL, sátira aos bastidores do glamoroso mundo de Hollywood, Jean Harlow brinca com o seu próprio papel, interpretando o papel de uma explosiva estrela de cinema.
A sessão repete no dia 24 às 21h45, na Esplanada.
21/07/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a David Stenn
Girl 27
de David Stenn
com Patricia Douglas, Baby Peggy, Richard W. Bann
Estados Unidos, 2007 - 90 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por David Stenn (em inglês)
No decurso da pesquisa para a biografia de Jean Harlow (Bombshell: The Life and Death of Jean Harlow, publicada em 1993), David Stenn depara-se com o que chamaria de “provavelmente o maior escândalo da História de Hollywood, e o mais bem escondido”: a violação de Patricia Douglas, bailarina e atriz, numa convenção da MGM organizada por Louis B. Mayer. Desafiando a ordem de silêncio do estúdio, Douglas intenta uma ação judicial histórica, mas o caso é encerrado. Douglas torna-se reclusa, recusando-se a falar sobre o incidente, até ser localizada seis décadas depois por David Stenn, que neste filme recorre a entrevistas e a imagens de arquivo para explorar o poder político dos estúdios de cinema na Hollywood dos anos 30, bem como as atitudes do público em relação às agressões sexuais. A atriz Jessica Chastain, uma das figuras proeminentes do movimento #MeToo, afirmou que o filme “deveria ser de visionamento obrigatório para qualquer pessoa na indústria cinematográfica”. Primeira exibição na Cinemateca.
A sessão repete no dia 28 às 19h30, na sala Luís de Pina.
22/07/2025, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a David Stenn
Hoopla
Hoopla, A Dançarina Vermelha
de Frank Lloyd
com Clara Bow, Preston Foster, Richard Cromwell
Estados Unidos, 1933 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por David Stenn (em inglês)
Último filme de Clara Bow, que se retiraria do cinema aos 28 anos de idade, e que aqui interpreta uma dançarina que aceita 100 dólares de um colega para seduzir o filho (Richard Cromwell) ingénuo e sensível do patrão. Acabará por ser bem-sucedida, quando o leva para um lago e dá um mergulho noturno nua, neste que é um dos últimos filmes lançados antes do Código Hays ser estritamente aplicado. Primeira exibição na Cinemateca.
A sessão repete no dia 31 às 19h30, na sala Luís de Pina.
22/07/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a David Stenn
Starlet
de Sean Baker
com Boonee, Dree Hemingway, Stella Maeve
Estados Unidos, 2012 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/16
sessão apresentada por David Stenn (em inglês)
Antes do recentemente “Oscarizado” ANORA, antes de filmar TANGERINE com três iPhone 5S e de outros títulos que, entretanto, o transformaram num dos realizadores independentes mais aclamados da atualidade, Sean Baker realiza STARLET, filme sobre a amizade improvável entre duas mulheres, uma de 22 anos (Dree Hemingway, a filha de Mariel e bisneta de Ernest), outra de 85 (Besedka Johnson, no único “papel” da sua vida – morreria no ano seguinte), cujos mundos colidem, ou se cruzam, no Vale de San Fernando, na Califórnia. Primeira exibição na Cinemateca.
A sessão repete no dia 23 às 21h45, na Esplanada.
23/07/2025, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Carta Branca a David Stenn
The Goddess
A Deusa
de John Cromwell
com Kim Stanley, Lloyd Bridges, Steven Hill
Estados Unidos, 1958 - 104 min
legendado eletronicamente em português | M/12
sessão apresentada por David Stenn (em inglês)
Alegadamente inspirado na vida e carreira de Marilyn Monroe - o que seria negado pelo autor do argumento, Paddy Chayefsky, que aqui se estreou na escrita para cinema (e que lhe valeria uma nomeação para o Oscar de Melhor Argumento) - THE GODDESS retrata a vida de uma rapariga solitária e ostracizada que se torna uma estrela de cinema adorada por milhões, mas que é infeliz na vida privada. Foi um dos últimos filmes realizados pelo veterano John Cromwell, e o primeiro papel de Kim Stanley no cinema.
A sessão repete no dia 29 às 21h45, na Esplanada.