01/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Roma, Città Aperta
Roma, Cidade Aberta
de Roberto Rossellini
com Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Marcello Pagliero
Itália, 1945 - 103 min
legendado em português | M/12
Sessão com apresentação
Realizado imediatamente a seguir ao fim da Segunda Guerra Mundial, ROMA, CITTÀ APERTA, uma das obras-primas absolutas de Rossellini, é o filme que lança aquilo a que se convencionou chamar o “neorrealismo”. História de resistência durante a ocupação nazi, com um padre e um comunista aliados na causa comum e Anna Magnani num dos seus papéis mais emblemáticos – a sequência da sua morte é das mais prodigiosas na obra de Rossellini. No cinema italiano, recém-saído do “escapismo” do cinema do período fascista, ROMA, CITTÀ APERTA teve o efeito de uma bomba. O seu poder emocional continua intacto. A apresentar em cópia digital.
A sessão de dia 25 está programada também no âmbito do programa especial Abril 50 Anos e inclui a exibição de CRAVOS DE ABRIL, de Ricardo Costa.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
01/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Una Vita Difficile
Uma Vida Difícil
de Dino Risi
com Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi
Itália, 1961 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das grandes obras-primas de Risi, e um papel que por si só atestaria a genialidade de Alberto Sordi. No estilo agridoce, tragicómico, característico da comédia à italiana, UNA VITA DIFFICILE é um percurso pela História italiana do fim da Segunda Guerra à entrada nos anos sessenta, expondo as contradições dolorosas do “milagre económico”, centrado na personagem de Sordi, um intelectual comunista. A exibir em cópia digital.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
02/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Gli Sbandati
Os Evadidos
de Francesco Maselli
com Jean-Pierre Mocky, Lucia Bosé, Isa Miranda
Itália, França, 1955 - 79 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Francesco Maselli (1930-2023) é um filme prodigioso sobre a impossibilidade de se permanecer intocado pela guerra e pelo sofrimento. Aproximável do ESTATE VIOLENTA, de Valerio Zurlini (ambos se passam em 1943, ano da invasão Aliada do território italiano), GLI SBANDATI tem como protagonista um jovem aristocrata que vive na sua bolha de tédio e privilégio até ao dia em que, na forma de refugiados que cruzam as suas terras e dos soldados alemães que os procuram, percebe que a indiferença é impossível. De notar ainda as luminosas presenças de Lucia Bosé e de Isa Miranda, que vinte anos antes fora a inesquecível “signora di tutti” de Max Ophuls, e uma das mais populares divas do cinema italiano da época fascista. A exibir em cópia digital.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
03/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Il Conformista
O Conformista
de Bernardo Bertolucci
com Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda, Stefania Sandrelli, Pierre Clémenti
Itália, 1970 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Esta adaptação do romance epónimo de Alberto Moravia é, para muitos, a obra-prima de Bertolucci. Na Itália fascista, um homem, acomodado ao regime, no típico conformismo das «pessoas vulgares», acaba por ser contratado para assassinar um ex-professor seu, dissidente do regime e instalado em Paris. Um filme de excecional riqueza visual, feito por um cineasta que ainda não completara 30 anos. A exibir em cópia digital.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
04/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
C’Eravamo Tanto Amati
Tão Amigos que Nós Éramos
de Ettore Scola
com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli, Stefano Satta Flores, Giovanna Ralli, Aldo Fabrizi
Itália, 1974 - 125 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Três homens partilham a luta, como
partigiani, contra o invasor alemão durante a Segunda Guerra. No fim desta separam-se e cada um segue o seu caminho, e reencontram-se falhados e de sonhos desfeitos. “Queríamos mudar o mundo; foi o mundo que nos mudou”. Gassman é o oportunista que acaba solitário.
consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui