CICLO
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril


No ano em que Portugal celebra os cinquenta anos do 25 de Abril, o programa organizado em nova colaboração com a Festa do Cinema Italiano assinala também a data, que liga Itália e Portugal na celebração da conquista da liberdade e do fim do fascismo, com um Ciclo dedicado ao “outro 25 de Abril”: o “25 Aprile” de 1945 quando as forças aliadas protagonizaram a libertação de Itália das tropas nazis. Combinando grandes clássicos do cinema italiano com obras mais recentes, longas-metragens de ficção com documentários, o Ciclo traça um retrato da História política, social, económica e cultural do país, desde a ascensão do fascismo até ao atribulado período dos anos de chumbo, oferecendo ainda uma visão abrangente da História e do legado da Resistência italiana.
No cinema, a revolta e a força popular dos anos da Resistência são imortalizadas pela icónica imagem de Pina (Anna Magnani) correndo desesperadamente atrás de um camião do exército nazi sob uma chuva de tiros em ROMA, CITTÀ APERTA. Nestes anos, o papel social do individuo joga-se entre “o conformismo das «pessoas vulgares»” a que sucumbe o protagonista do filme IL CONFORMISTA, de Bernardo Bertolucci, e a revolta. Andrea, o jovem aristocrata de GLI SBANDATI, tomará, inevitavelmente, consciência dessa urgente necessidade de um posicionamento político, que levará milhares de pessoas a juntarem-se à luta partigiana: jovens rapazes como Milton e Giorgio, os protagonistas do filme UNA QUESTIONE PRIVATA, dos irmãos Taviani, e os seus companheiros, que partem para as montanhas para combater os “escaravelhos negros”. Na Resistência participam ainda milhares de mulheres que desempenham um papel importantíssimo, lutando ao lado dos seus companheiros pela conquista da liberdade, desafiando os tradicionais papéis de género da sociedade patriarcal italiana dos anos 40; histórias contadas no documentário LA DONNA NELLA RESISTENZA, de Liliana Cavani e também no filme L’AGNESE VA A MORIRE, de Giuliano Montaldo, adaptação de um livro baseado na experiência da escritora Renata Viganò durante a Resistência.
Nas décadas seguintes, o cinema foi um instrumento para observar e retratar os novos desafios enfrentados por uma sociedade em constante transformação: a reconstrução no pós-Guerra, os primeiros anos de democracia, o boom económico e os agitados anos de chumbo. Traçando uma ponte entre o período da Guerra – com os seus sonhos, esperanças e utopias – e a nova conjuntura social, política e económica das tão atribuladas décadas de 60 e 70, delineia-se a complexa evolução dessa nova democracia e o rumo que tomaram os sonhos e as promessas dessa primavera de abril. Com as transformações sociais suscitadas pelo boom económico, as prioridades parecem afastar-se dos sonhos de justiça social dos anos de Resistência. Silvio, o jornalista comunista que protagoniza UNA VITA DIFFICILE, confronta-se assim com uma nova e dolorosa realidade: companheiros de luta que tomam o partido dos patrões, pressões para arranjar um emprego estável e comprar o melhor automóvel do mercado. Dez anos depois da estreia de UNA VITA DIFFICILE, Ettore Scola realiza C’ERAVAMO TANTO AMATI, história de três amigos que haviam partilhado a forte experiência de combate nas montanhas durante a Resistência partigiana; estes encontram-se, nas décadas seguintes, numa Itália em constante mutação, cada vez mais distantes nas suas crenças sociais e políticas.
À medida que a História avança, a memória e o legado da Resistência revela-se cada vez mais importante, inspirando novas gerações nos seus caminhos de luta e reivindicação. ALL’ARMI SIAM FASCISTI, documentário realizado na década de 1960, após uma onda de manifestações antifascistas, reconstrói, através de imagens de arquivo, a História e as origens do fascismo, questionando se este terá verdadeiramente terminado. Sessenta anos depois, Giulia Giapponesi procura responder a essa questão num documentário sobre a História e o legado do hino partigiano Bella Ciao, sublinhando como os vários movimentos de Resistência se cruzam, convergindo num objetivo comum: a conquista da liberdade.
 
 
01/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril

Roma, Città Aperta
Roma, Cidade Aberta
de Roberto Rossellini
Itália, 1945 - 103 min
 
01/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril

Una Vita Difficile
Uma Vida Difícil
de Dino Risi
Itália, 1961 - 120 min
02/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril

Gli Sbandati
Os Evadidos
de Francesco Maselli
Itália, França, 1955 - 79 min
03/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril

Il Conformista
O Conformista
de Bernardo Bertolucci
Itália, 1970 - 113 min
04/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril

C’Eravamo Tanto Amati
Tão Amigos que Nós Éramos
de Ettore Scola
Itália, 1974 - 125 min
01/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Roma, Città Aperta
Roma, Cidade Aberta
de Roberto Rossellini
com Aldo Fabrizi, Anna Magnani, Marcello Pagliero
Itália, 1945 - 103 min
legendado em português | M/12
Sessão com apresentação
Realizado imediatamente a seguir ao fim da Segunda Guerra Mundial, ROMA, CITTÀ APERTA, uma das obras-primas absolutas de Rossellini, é o filme que lança aquilo a que se convencionou chamar o “neorrealismo”. História de resistência durante a ocupação nazi, com um padre e um comunista aliados na causa comum e Anna Magnani num dos seus papéis mais emblemáticos – a sequência da sua morte é das mais prodigiosas na obra de Rossellini. No cinema italiano, recém-saído do “escapismo” do cinema do período fascista, ROMA, CITTÀ APERTA teve o efeito de uma bomba. O seu poder emocional continua intacto. A apresentar em cópia digital. A sessão de dia 25 está programada também no âmbito do programa especial Abril 50 Anos e inclui a exibição de CRAVOS DE ABRIL, de Ricardo Costa.

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01/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Una Vita Difficile
Uma Vida Difícil
de Dino Risi
com Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi
Itália, 1961 - 120 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma das grandes obras-primas de Risi, e um papel que por si só atestaria a genialidade de Alberto Sordi. No estilo agridoce, tragicómico, característico da comédia à italiana, UNA VITA DIFFICILE é um percurso pela História italiana do fim da Segunda Guerra à entrada nos anos sessenta, expondo as contradições dolorosas do “milagre económico”, centrado na personagem de Sordi, um intelectual comunista. A exibir em cópia digital.

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02/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Gli Sbandati
Os Evadidos
de Francesco Maselli
com Jean-Pierre Mocky, Lucia Bosé, Isa Miranda
Itália, França, 1955 - 79 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
A primeira longa-metragem de Francesco Maselli (1930-2023) é um filme prodigioso sobre a impossibilidade de se permanecer intocado pela guerra e pelo sofrimento. Aproximável do ESTATE VIOLENTA, de Valerio Zurlini (ambos se passam em 1943, ano da invasão Aliada do território italiano), GLI SBANDATI tem como protagonista um jovem aristocrata que vive na sua bolha de tédio e privilégio até ao dia em que, na forma de refugiados que cruzam as suas terras e dos soldados alemães que os procuram, percebe que a indiferença é impossível. De notar ainda as luminosas presenças de Lucia Bosé e de Isa Miranda, que vinte anos antes fora a inesquecível “signora di tutti” de Max Ophuls, e uma das mais populares divas do cinema italiano da época fascista. A exibir em cópia digital.

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03/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Il Conformista
O Conformista
de Bernardo Bertolucci
com Jean-Louis Trintignant, Dominique Sanda, Stefania Sandrelli, Pierre Clémenti
Itália, 1970 - 113 min
legendado eletronicamente em português | M/16
Esta adaptação do romance epónimo de Alberto Moravia é, para muitos, a obra-prima de Bertolucci. Na Itália fascista, um homem, acomodado ao regime, no típico conformismo das «pessoas vulgares», acaba por ser contratado para assassinar um ex-professor seu, dissidente do regime e instalado em Paris. Um filme de excecional riqueza visual, feito por um cineasta que ainda não completara 30 anos. A exibir em cópia digital.

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04/04/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
C’Eravamo Tanto Amati
Tão Amigos que Nós Éramos
de Ettore Scola
com Nino Manfredi, Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli, Stefano Satta Flores, Giovanna Ralli, Aldo Fabrizi
Itália, 1974 - 125 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Três homens partilham a luta, como partigiani, contra o invasor alemão durante a Segunda Guerra. No fim desta separam-se e cada um segue o seu caminho, e reencontram-se falhados e de sonhos desfeitos. “Queríamos mudar o mundo; foi o mundo que nos mudou”. Gassman é o oportunista que acaba solitário.

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