CICLO
Technicolor: O Esplendor da Cor


A  cor nos filmes é anterior ao próprio cinema visto no ecrã (ou mais precisamente ao Cinematógrafo patenteado pelos irmãos Lumière). O Cinetoscópio de Edison já mostrava desde 1895 filmes com fotogramas pintados à mão (ANNABELLE’S DANCE, desse ano, terá sido o primeiro). Durante o cinema mudo, tenha sido com o chamado "stencil", com tintagens e viragens ou com a introdução de filtros na projeção, houve variadíssimas empresas a desenvolverem processos para colorir películas.
Uma dessas empresas, a Technicolor Inc. – que este mês celebramos –, foi criada por Herbert Kalmus e Daniel Comstock em 1914 em Boston. E foi graças a ela que, a partir da década de 30, se deu o salto gigantesco para os processos baseados na tricromia, que (sem eliminarem o preto e branco nas décadas subsequentes) tornaram a cor irreversível. Foi nos anos 30 – os primeiros abarcados, cronologicamente, por este Ciclo – que a Technicolor introduziu o processo que consistia em colocar na mesma câmara de filmar três negativos a preto e branco, cada um com um filtro de cor diferente. A partir desses três negativos, e após um complexo processo de revelação, etalonagem e impressão, seria feito um único positivo (uma cópia de projeção) com a combinação das três cores. Era um processo muito dispendioso e implicava grandes constrangimentos técnicos (desde logo pelo tamanho descomunal da câmara e pela quantidade de iluminação que exigia). Tudo isso se simplificou (e embarateceu substancialmente) quando a Kodak lançou o negativo a cores na década de 50. Mas a concorrência também aumentou e a Technicolor Inc. iria perder a hegemonia que até aí tivera com a multiplicação de empresas e processos rivais não só nos Estados Unidos como em outros países com indústrias cinematográficas muito fortes (como foi o caso da Itália e do Japão, que patentearam as suas marcas nacionais).
Neste Ciclo de revisitação específica da gloriosa trademark Technicolor, as obras a exibir – e que propositadamente não serão exibidas por ordem cronológica – vão desde BECKY SHARP (1935), a primeira longa-metragem a cores produzida através do processo dos três negativos, até aos anos 60, que marcaram o fim do período áureo deste processo de cor no cinema. Quisemos mostrar exemplos dos vários géneros clássicos em que o Technicolor serviu a ideia do grande espetáculo cinematográfico: do musical ao western, passando pelo cinema de animação, pela comédia, pelo melodrama, filmes de piratas e de aventuras. Fizemos questão de exibir o maior número possível dos filmes em película 35mm e em cópias que fizessem justiça ao maravilhoso cromático do Technicolor (apenas em três casos – THE RETURN OF FRANK JAMES, HEAVEN CAN WAIT e FANTASIA – tal não foi possível, mas, dado o interesse desses títulos optámos por mantê-los no programa, sendo que serão exibidos em versões restauradas em DCP).
 
 
01/08/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Technicolor: O Esplendor da Cor

The Naked Jungle
Marabunta
de Byron Haskin
Estados Unidos, 1954 - 95 min
 
01/08/2023, 21h30 | Esplanada
Ciclo Technicolor: O Esplendor da Cor

The Wizard of Oz
O Feiticeiro de Oz
de Victor Fleming
Estados Unidos, 1939 - 102 min
02/08/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Technicolor: O Esplendor da Cor

My Sister Eileen
Há Falta de Homens
de Richard Quine
Estados Unidos, 1955 - 107 min
02/08/2023, 21h30 | Esplanada
Ciclo Technicolor: O Esplendor da Cor

The Grass is Greener
Ele, Ela e o Marido
de Stanley Donen
Reino Unido, 1960 - 103 min
03/08/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Technicolor: O Esplendor da Cor

Unconquered
Inconquistáveis
de Cecil B. DeMille
Estados Unidos, 1947 - 146 min
01/08/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Technicolor: O Esplendor da Cor
The Naked Jungle
Marabunta
de Byron Haskin
com Charlton Heston, Eleonor Parker, William Conrad, Abraham Sofaer
Estados Unidos, 1954 - 95 min
legendado eletronicamente em português | M/12
No começo do século XX, um plantador na América do Sul casa por procuração com uma desconhecida. A desconfiança começa a nascer entre eles e a crise agrava-se com a notícia de que uma invasão de formigas gigantes (a marabunta) ameaça destruir a plantação. O filme destacou-se pelos efeitos especiais (George Pal, o produtor, e Haskin, o realizador, já tinham feito juntos THE WAR OF THE WORLDS) mostrando o avanço das formigas devorando tudo à sua passagem. O filme não é exibido na Cinemateca desde 2002.

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01/08/2023, 21h30 | Esplanada
Technicolor: O Esplendor da Cor
The Wizard of Oz
O Feiticeiro de Oz
de Victor Fleming
com Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley
Estados Unidos, 1939 - 102 min
legendado em português | M/6
Do Kansas, num tristonho preto e branco varrido por um ciclone, parte Dorothy (Judy Garland) em viagem Technicolor estrada fora, calçada de sapatos rubi, na pista dos tijolos amarelos que a leva à cidade das esmeraldas, entendida desde então como uma transparente representação de Hollywood. É lá que está o Feiticeiro, que Dorothy encontra como antes encontrara o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão, uma Bruxa Má e uma boa Fada. THE WIZARD OF OZ é um clássico dos clássicos, posto em marcha pela canção leitmotiv (do filme, da vida da atriz), Somewhere Over the Rainbow.

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02/08/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Technicolor: O Esplendor da Cor
My Sister Eileen
Há Falta de Homens
de Richard Quine
com Betty Garrett, Janet Leigh, Jack Lemmon, Kurt Kasznar, Dick York, Bob Fosse
Estados Unidos, 1955 - 107 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Segunda versão cinematográfica, agora em forma de musical, de uma famosa peça da Broadway, sobre duas raparigas da província tentando a sua sorte em Nova Iorque e alojando-se no bairro boémio de Greenwich Village, em busca de fortuna e fama. O primeiro trabalho coreográfico de Bob Fosse e o encontro com um Jack Lemmon que canta e dança! Um dos melhores musicais de sempre, tão injustamente esquecido. MY SISTER EILEEN teve a sua última exibição na Cinemateca em 2006.

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02/08/2023, 21h30 | Esplanada
Technicolor: O Esplendor da Cor
The Grass is Greener
Ele, Ela e o Marido
de Stanley Donen
com Cary Grant, Deborah Kerr, Jean Simmons, Robert Mitchum
Reino Unido, 1960 - 103 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Fantástico elenco (Grant nobre inglês versus Mitchum milionário americano; Kerr e Simmons) nesta comédia romântica e amarga, sóbria e superiormente dirigida por Stanley Donen e onde a qualidade dos diálogos é determinante. Como a elegância do tom, das interpretações, dos cenários. THE GRASS IS GREENER não é exibido na Cinemateca desde 2012.

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03/08/2023, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Technicolor: O Esplendor da Cor
Unconquered
Inconquistáveis
de Cecil B. DeMille
com Gary Cooper, Paulette Goddard, Howard Da Silva, Boris Karloff, Katharine DeMille
Estados Unidos, 1947 - 146 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Ao lado de REAP THE WILD WIND, UNCONQUERED é provavelmente o melhor filme de aventuras de DeMille. Nele o realizador celebra o espírito dos pioneiros que desbravaram o “Novo Mundo” que se tornaria nos Estados Unidos. Paulette Goddard é uma inglesa injustamente condenada e enviada como escrava para as colónias, onde é resgatada por Gary Cooper. Ambos enfrentam uma rebelião dos índios contra os colonos ingleses. A última apresentação de UNCONQUERED na Cinemateca teve lugar em 2010.

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