05/09/2026, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
CINEMATECA JÚNIOR | SÁBADOS EM FAMÍLIA
BABE
Um Porquinho Chamado Babe
de Chris Noonan
com Christine Cavanaugh (voz de Babe), James Cromwell, Magda Szubanski
Austrália, Estados Unidos, Reino Unido, 1995 - 91 min
legendado em português | M/6
Arthur Hoggett, um agricultor bonacheirão, ganha um leitãozinho chamado Babe numa feira rural. Escapando por pouco de se transformar no jantar de Natal, Babe cria um laço de amizade com Fly, a cadela border collie que guarda zelosamente as ovelhas. Babe descobre que também tem vocação para pastorear o rebanho! Mas será que os outros animais o aceitarão?

SESSÃO DESCONTRAÍDA
A sessão decorre numa atmosfera acolhedora, com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.

consulte a FOLHA da HISTÓRIA VISUAL aqui

consulte a FOLHA da CINEMATECA JÚNIOR aqui


 
05/09/2026, 18h00 | Sala M. Félix Ribeiro
VIAGEM AO FIM DO MUDO
THE PHANTOM OF THE OPERA
O Fantasma da Ópera
de Rupert Julian
com Lon Chaney, Mary Philbin, Norman Kerry
Estados Unidos, 1925 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Nos subterrâneos da Ópera de Paris, um misterioso homem de rosto desfigurado apaixona-se por Christine, uma jovem cantora que procura afirmar-se no palco. THE PHANTOM OF THE OPERA, baseado no romance homónimo, é um dos grandes clássicos do cinema mudo, marcado pela interpretação de Lon Chaney como o enigmático Fantasma.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui



Excecionalmente,a sessão não terá acompanhamento ao piano. Agradecemos a compreensão e pedimos
desculpa pelos eventuais incómodos.
05/09/2026, 19h30 | Sala Luís de Pina
MARTIN SCORSESE, ENTRE A RAIVA E O SILÊNCIO
THE BIG SHAVE | TAXI DRIVER
THE BIG SHAVE
de Martin Scorsese
com Peter Bernuth
Estados Unidos, 1967 – 5 min

TAXI DRIVER
Taxi Driver
de Martin Scorsese
com
Robert De Niro, Cybill Shepherd, Jodie Foster,
Harvey Keitel, Peter Boyle
Estados Unidos, 1976 – 113 min

Duração total da projeção: 118 min / legendados eletronicamente em português | M/16
THE BIG SHAVE é o primeiro grito enraivecido de Martin Scorsese, realizado numa altura sombria da sua vida particular tal como durante um período trágico da vida do país, ainda a braços com uma guerra sanguinária e absurda travada no Vietname. Dá contornos de tragédia nacional ao gesto mais mundano e corriqueiro de todos: o corte da barba, mostrado como um pesadelo de um surrealismo violento e grotesco. TAXI DRIVER, um dos filmes fundamentais da década de setenta, foi dirigido por Scorsese segundo um argumento de Paul Schrader, e é talvez a maior representação da “solidão urbana”. É uma obra profundamente pessimista, sobre um ex-veterano do Vietname, marcado e traumatizado pelo drama que viveu e que percorre, de noite, em deambulações pela cidade, outro “inferno”: o submundo de Nova Iorque. O percurso de Travis (De Niro) culmina num massacre que se pretende redentor. Num dos momentos mais emblemáticos do filme, a personagem insiste em perguntar à sua imagem refletida num espelho: “Are you talking to me?”.

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui

05/09/2026, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
MARTIN SCORSESE, ENTRE A RAIVA E O SILÊNCIO
THE KING OF COMEDY
O Rei da Comédia
de Martin Scorsese
com Robert De Niro, Jerry Lewis, Dianne Abbott, Sandra Bernhard
Estados Unidos, 1982 - 107 min
legendado em português | M/6
Jerry Lewis é um famoso comediante raptado por um admirador (De Niro) que deseja uma oportunidade para chegar ao “show biz”. Um filme obsessivo marcado pelo cruzamento de dois universos criativos: o de Martin Scorsese e o de Jerry Lewis, com os gags clássicos do último a surgirem sublinhados a negro pela perspetiva angustiada do primeiro. De certa forma, podia ser uma versão burlesca de TAXI DRIVER, o único tom possível para uma revisão desse filme depois de a realidade ter gerado os seus próprios Travis Bickles, como o Mark Chapman que matou John Lennon ou o John Hinckley que disparou sobre Ronald Reagan para impressionar a Jodie Foster do… TAXI DRIVER.

A sessão repete no dia 15 às 15h30, na Sala M. Felix Ribeiro

consulte a FOLHA da CINEMATECA aqui