No segundo tomo da segunda parte da revisitação a um dos géneros mais clássicos do cinema americano, o
western, fazemos um violento desvio pelos olhares estrangeiros sobre o Velho Oeste. A fatia de leão, como não poderia deixar de ser, caberá aos filmes saídos da lente italiana do
western spaghetti, que transformou as paisagens do deserto de Almería e outras localidades espanholas em cenários de cidades sem lei sujas e inóspitas, onde o sangue jorrava a rodos, com pronúncia latina e o som característico das bandas sonoras de Ennio Morricone. Este capítulo está assim praticamente reservado para os principais heróis do género, de Django a Ringo, de Sabata a Sartana, sem esquecer o “Homem Sem Nome” de Eastwood e Leone, a quem juntamos um punhado de fitas assinadas por Alejandro Jodorowsky, Glauber Rocha, Arturo Ripstein, Luc Moullet e Rainer W. Fassbinder.
Em julho, propomos ainda uma carta branca a
David Stenn. Amigo próximo da Cinemateca, a quem ofereceu recentemente um
scanner de alta resolução, equipamento essencial para o trabalho de digitalização de filmes portugueses diariamente desenvolvido no ANIM, Stenn tem uma longa carreira no cinema e televisão norte-americanos, onde desempenhou funções de realizador, argumentista e produtor, além de ter escrito seminais biografias de Clara Bow e Jean Harlow. Um programa composto por uma dezena de filmes, todos bastante ecléticos e com “algum significado para mim, muitas vezes uma história que tenho sobre eles e que as pessoas não conhecem”, descreve o autor desta carta branca, que estará em Lisboa para apresentar algumas das sessões.
Por fim, dá-se por encerrada a retrospetiva dedicada a
Michael Curtiz, com filmes realizados pelo autor de CASABLANCA nas décadas de 30, 40 e 50, e destacam-se duas sessões a marcar na agenda. A primeira é no dia 5, a propósito do lançamento do catálogo
Eduardo Geada – O Olhar do Desejo, em que será exibido PAPER MOON, de Peter Bogdanovich
, a propósito do qual Eduardo Geada escreveu o ensaio “Quem É Peter Bogdanovich?”, incluído no catálogo. No dia anterior, tem lugar na esplanada a sessão de antecipação da retrospetiva conjunta da Cinemateca com a edição deste ano do Doclisboa, este ano dedicada a
William Greaves.