08/04/2024, 16h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com a Festa do Cinema Italiano: O Outro 25 de Abril
Una Questione Privata
de Paolo e Vittorio Taviani
com Luca Marinelli, Lorenzo Richelmy, Valentina Bellè
Itália, França, 2017 - 84 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Uma profunda história de amor e amizade cruza-se com o cenário social dos últimos anos da guerra: a luta partigiana nas montanhas, a pobreza e a resistência das famílias camponesas e a violência do regime fascista. Milton é um dos muitos partigiani que combate nas montanhas de Piemonte. Um dia, quando visita a casa onde vivia a sua amada Fulvia, descobre uma possível história de amor entre ela e o seu melhor amigo, e decide que deverá saber toda a verdade. Último filme realizado pela dupla Taviani, UNA QUESTIONE PRIVATA tem a sua primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital. 

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
08/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
The Sugarland Express
Asfalto Quente
de Steven Spielberg
com Goldie Hawn, Ben Johnson, Michael Sacks
Estados Unidos, 1974 - 110 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Spielberg antes dos blockbusters (a seguir veio JAWS). THE SUGARLAND EXPRESS podia ser um par para o BADLANDS de Malick: história de um casal em fuga, com a polícia à perna, pelo Texas adentro. De destacar a presença da muito jovem Goldie Hawn e do “fordiano” Ben Johnson. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
08/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
O Que Quero Ver
Brewster’s Millions
Uma Mulher e Sete Milhões
de Allan Dwan
com Dennis O’Keefe, Helen Walker, June Havoc
Estados Unidos, 1945 - 79 min
legendado eletronicamente em português | M/12
BREWSTER’S MILLIONS destaca-se das outras comédias de Dwan com Dennis O’Keefe por ter uma história muito mais original e por configurar uma espécie de “ensaio sobre a economia” na linha do que o realizador viria a fazer dois ou três anos mais tarde em THE INSIDE STORY. O princípio é genialmente simples: um ex-soldado acabado de regressar dos campos de batalha da II Guerra, a voltar à vida civil sem um tostão no bolso, recebe uma herança de sete milhões na condição de gastar um milhão no mês que falta para o seu trigésimo aniversário, e mantendo absoluto sigilo sobre todo o assunto. Como é óbvio, território propício a dúzias de quiproquós, que Dwan explora brilhantemente.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
08/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ir ao Cinema em 1974
Les Hautes Solitudes
de Philippe Garrel
com Jean Seberg, Nico, Tina Aumont
França, 1974 - 82 min
mudo | M/12
É um filme da luz, como disse Garrel. LES HAUTES SOLITUDES corresponde, na sua obra, ao encontro com Jean Seberg. Rodado “pelo preço de um 2 cavalos”, é mesmo, assumidamente, um retrato de Seberg, filmado ao improviso. Quando Garrel mostrou a montagem à atriz, ainda sem banda sonora, ela respondeu que “ficava contente se o filme acabasse assim”. E assim, mudo, o filme ficou. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui