CICLO
Com a Linha de Sombra


As sessões de abril desta rubrica regular da Cinemateca com a livraria Linha de Sombra tomam como pretexto dois lançamentos editorais. A primeira sessão acompanha a apresentação do livro Lo que dura una película - antologia sobre Slow Cinema (organizado por David Ferragut e Iona Sharp-Casas) com a exibição de EXTINÇÃO, de Salomé Lamas, uma das autoras em foco no livro. Na segunda exibimos GENTLEMEN PREFER BLONDES em dia de festa a duplicar, a 23 de abril, com o lançamento dos 2 volumes do II tomo da obra Escritos Sobre Cinema de João Bénard da Costa, que assim completam e terminam esta grande edição iniciada em 2018. Depois do tomo I, dedicado à reunião de textos sobre realizadores e as suas obras, estes são os volumes dedicados a outras duas categorias: personalidades não abrangidas nos volumes anteriores (atores, produtores, técnicos, etc.) e outras temáticas (cinematografias, géneros, etc.). No Dia Mundial do Livro, a Cinemateca apresenta assim, não um, mas dois novos e derradeiros volumes de um “maravilhoso dicionário” (Guilherme d’Oliveira Martins) pela mão de João Bénard da Costa.
 
 
22/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Com a Linha de Sombra

Extinção
de Salomé Lamas
Portugal, Alemanha, 2018 - 80 min
 
23/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Com a Linha de Sombra

Gentlemen Prefer Blondes
Os Homens Preferem As Loiras
de Howard Hawks
Estados Unidos, 1953 - 90 min
22/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Com a Linha de Sombra
Extinção
de Salomé Lamas
Portugal, Alemanha, 2018 - 80 min
legendado em português | M/12
Com a presença de Salomé Lamas
Os acontecimentos dos últimos dois anos mostraram de forma clara como a questão das fronteiras dos territórios da antiga URSS estava muito longe de estar encerrada. Feito quatro anos antes dessa trágica clarificação, EXTINÇÃO é um emaranhado eclético de materiais (ficção e não ficção) pelos quais nos guia Kolya, de nacionalidade moldava, mas que se declara cidadão da Transnístria. Fragmentos levam o espectador para o imaginário coletivo da União Soviética. O filme desenha um comentário abstrato sobre as últimas posições políticas de Vladimir Putin, de “guerra sem guerra, ocupação sem ocupação”.
 
23/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Com a Linha de Sombra
Gentlemen Prefer Blondes
Os Homens Preferem As Loiras
de Howard Hawks
com Marilyn Monroe, Jane Russell, Charles Coburn, Tommy Noonan
Estados Unidos, 1953 - 90 min
legendado em espanhol e eletronicamente em português | M/12
Sessão com apresentação
Um dos sucessos editoriais dos anos 1920, GENTLEMEN PREFER BLONDES teve, nessa época, uma primeira adaptação ao cinema, hoje esquecida. Hawks utilizou a adaptação da Broadway da mesma obra, como inspiração para uma das suas mais provocantes comédias à volta do sexo (Jane Russell e a equipa olímpica americana, Marilyn e o garoto milionário, são duas sequências em que a provocação se torna quase escabrosa). Duas cantoras, Jane e Marilyn (a “devoradora de diamantes”), partem para Paris à caça de maridos ricos. É o filme de canções como We Are Just Two Little Girls From Little Rock e Diamonds Are a Girl’s Best Friend. A sessão é antecedida do lançamento dos dois volumes do II tomo da obra Escritos Sobre Cinema de João Bénard da Costa.