CICLO
Revisitar Wenceslau de Moraes


Por ocasião dos 100 anos da publicação de O-Yoné e Ko-Haru (1923), celebra-se o imaginário japonês de Wenceslau de Moraes (1854-1929) em Lisboa através de uma iniciativa conjunta entre o Centro de Estudos Comparatistas, o IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e a Fundação Oriente.
O encontro terá lugar nos dias 16 e 17 de novembro no Museu do Oriente, acolhendo abordagens disciplinares várias - da literatura ao cinema, da edição à tradução - que permitam revisitar a obra de Moraes e atualizar os estudos em torno do seu imaginário japonês. A Cinemateca Portuguesa associa-se ao encontro exibindo A ILHA DE MORAES, um dos dois filmes de Paulo Rocha sobre a figura e o universo desse escritor.
 
 
18/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Revisitar Wenceslau de Moraes

A Ilha de Moraes
de Paulo Rocha
Portugal, 1984 - 98 min
 
18/11/2023, 19h30 | Sala Luís de Pina
Revisitar Wenceslau de Moraes
A Ilha de Moraes
de Paulo Rocha
com Eiki Matsumura, Jakucho Setuchi, Armando Martins Janeira, Adelaide Moraes Costa
Portugal, 1984 - 98 min
legendado em português | M/12
Sessão apresentada por José Bértolo
Paulo Rocha voltou ao escritor Wenceslau de Moraes depois de A ILHA DOS AMORES, filme com que A ILHA DE MORAES estabelece um diálogo íntimo. Para filmar a vida e obra do escritor português que viveu no Extremo Oriente, Paulo Rocha filmou documentos e lugares vividos pelo escritor, confrontando-os com os textos de Moraes e com o seu A ILHA DOS AMORES. Este é talvez um dos filmes mais pessoais de Paulo Rocha e aquele onde ele leva mais longe a sua intensa admiração pelo Japão.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui