20/11/2026, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Frank Borzage - O Lugar mais Sagrado
HIS BUTLER’S SISTER
A Irmã do Seu Criado
de Frank Borzage
com Deanna Durbin, Franchot Tone, Pat O’Brien
Estados Unidos, 1943 - 87 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Pode ser só mais uma encomenda de estúdio (a MGM), um trabalho a fazer apelo ao profissionalismo do Borzage-artesão, mas é uma bela encomenda: uma comédia divertida, delicada, em escapismo inteligente. A ideia do estúdio era “remodelar” Deanna Durbin, criar-lhe uma aura de mulher adulta depois do sucesso dos seus filmes enquanto adolescente. Tarefa bem sucedida, a tal ponto que (escreve Hervé Dumont) “é o único dos 21 filmes de Deanna Durbin que vale a pena ser lembrado”. Não é exibido na Cinemateca desde 1990.


 
20/11/2026, 17h00 | Sala Luís de Pina
John Berger
TASKAFA, STORIES OF THE STREET
de Andrea Luka Zimmerman
Reino Unido, Turquia, 2013 - 65 min
legendas em inglês e eletronicamente em português | M/12
Com a presença de Andrea Luka Zimmerman e Gareth Evans. Sessão com apresentação e seguida de conversa após projeção
Um filme-ensaio que explora a memória e o sentimento de pertença através dos cães de rua de Istambul e das suas ligações com os humanos. Estruturado em torno das leituras de John Berger, TASKAFA é uma reflexão sobre a natureza contestada do espaço público e o desejo de uma realidade partilhada entre todos os seres. Primeira apresentação na Cinemateca.


 
20/11/2026, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Frank Borzage - O Lugar mais Sagrado
BILLY JIM
de Frank Borzage
com Fred Stone, Millicent Fisher, George Hernandez
Estados Unidos, 1922 - 51 min
legendado eletronicamente em português | M/12
ACOMPANHAMENTO AO PIANO POR FILIPE RAPOSO
Na sua monografia, Hervé Dumont considera BILLY JIM  o filme final do período de aprendizagem e tirocínio do jovem Borzage, que a partir daqui estava pronto para ir à conquista dos “lugares mais altos do cinema americano”. BILLY JIM é mais um western, decididamente o território de formação de Borzage (e de tantos realizadores americanos da sua geração), com temperos de comédia e um belíssimo uso dos cenários naturais em torno do Lago Louise, no Alaska. Não é exibido na Cinemateca desde 1990. A exibir em cópia 35mm.


 
20/11/2026, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Correspondências - Rita Azevedo Gomes | Realizadora Convidada
SAIKAKU ICHIDAI ONNA
“A Vida de O’Haru”
de Kenji Mizoguchi
com Kinuyo Tanaka, Tsukie Matsuura, Ichirô Sugai, Toshirô Mifune
Japão, 1952 - 136 min
legendado em português | M/12
É um dos grandes filmes de Mizoguchi, história adaptada de um romance de Ihara Saikaku, sobre uma mulher em rota de colisão com os valores morais e sociais do seu tempo. O famoso realismo histórico de Mizoguchi raramente foi levado tão longe, como raras vezes foi levado tão longe o seu lirismo intimista. Uma das mais belas meditações sobre a mulher na história de qualquer arte. Escreveu João Bénard da Costa: “A VIDA DE O’HARU não é só o prodigioso retrato da protagonista. Para além da assombrosa reconstituição de uma época (o famoso realismo histórico de Mizoguchi raras vezes foi levado tão longe) o efeito conseguido tem que ver com a absoluta maestria do seu estilo”.