20/10/2026, 14h00 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o DocLisboa: Lino Brocka - Matem o Artista Nacional
MESA REDONDA: O LEGADO DE LINO BROCKA
Sessão conduzida em inglês, sem tradução. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia.
A obra de Lino Brocka é objeto de uma mesa-redonda que contará com a presença do convidado Khavn, artista multifacetado vindo das Filipinas que tem desenvolvido uma investigação aturada em torno de Lino Brocka, através de textos, filmes e performances; do cineasta filipino John Torres; da programadora do Doclisboa Cecilia Barrionuevo e do programador da Cinemateca Portuguesa Luís Mendonça. O corpus “brockiano” em toda a sua complexidade formal, temática, social e política será dado a ver sob uma nova lupa crítica e histórica, atendendo ao impacto dos seus filmes nas gerações mais recentes do cinema filipino e de todo o mundo. A par disso, serão abordadas questões relacionadas com a distribuição, a receção, a difusão e a preservação deste cinema, realizado e subsistindo ao dia de hoje em contraciclo com muitos dos poderes instituídos e apesar da precariedade dos meios e suportes existentes. Ao mesmo tempo, não se trata tanto de “musealizar” o passado quanto de se afirmar o nome de Brocka como palavra de ação, sobretudo entre os perseguidos e os mais esquecidos, para hoje e amanhã.
20/10/2026, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o DocLisboa: Lino Brocka - Matem o Artista Nacional
DALAGA SI MISIS, BINATA SI MISTER
“A Esposa está Solteira e o Marido é Solteiro”
de Lino Brocka
com Nora Aunor, Christopher De Leon, Carmi Martin
Filipinas, 1981 - 93 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Derradeira colaboração da superestrela filipina Nora Aunor com Lino Brocka, apenas um ano depois de BONA. Uma comédia à maneira das americanas, “de recasamento”, Nora Aunor desempenha o papel de uma cantora e Christopher De Leon, um habitué de Brocka, um executivo no ramo da publicidade. Ambos são casados mas só no papel, pois vivem a vida como dois solteirões. A relação azeda quando o “marido solteirão” comete uma falha aquando do aniversário de casamento, momento em que a personagem de Aunor decide dizer “basta”. Comédia divertida que mostra a versatilidade de um cineasta habitualmente associado a melodramas politicamente engajados.

A sessão repete no dia 26 às 21h30, na sala M.Félix Ribeiro.

20/10/2026, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o DocLisboa: Lino Brocka - Matem o Artista Nacional
BAYAN KO: KAPIT SA PATALIN
“Meu País: No Fio da Lâmina”
de Lino Brocka
com Phillip Salvador, Gina Alajar, Venchito Galvez
Filipinas, 1984 - 110 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Realizador politicamente engajado, firme opositor do governo de Ferdinand Marcos, Lino Brocka viu o seu passaporte ser confiscado e o seu filme censurado depois de regressar do Festival de Cannes, onde apresentou BAYAN KO e se insurgiu publicamente contra o regime então em vigor nas Filipinas. A história centra-se num trabalhador que, para garantir um futuro a si e à mulher grávida, aceita abdicar de alguns dos seus direitos, vendo, posteriormente, a vida virada do avesso. O problema do protagonista, como sublinhou Brocka revendo-se na via crucis da sua personagem, foi o ter seguido um interesse estritamente individual, sem se aperceber do problema maior que afligia a sociedade filipina como um todo.

A sessão repete no dia 29 às 19h00, na sala M.Félix Ribeiro.

20/10/2026, 19h30 | Sala Luís de Pina
A Cinemateca com o DocLisboa: Lino Brocka - Matem o Artista Nacional
WANTED: PERFECT MOTHER
de Lino Brocka
com Dante Rivero, Liza Lorena, Boots Anson-Roa
Filipinas, 1970 - 128 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Sessão com apresentação
Tudo começa aqui, neste drama familiar ligeiro, a fazer lembrar THE SOUND OF MUSIC, sobre um casal, Dante e Elsa, que contrata uma nova ama, Carla, para cuidar dos seus quatro filhos. Rapidamente se estabelece uma relação especial com “o novo elemento da família”, provocando rumores sobre um possível “caso” com Dante. Face à especulação, Carla decide sair de casa. No entanto, um acontecimento trágico fá-la-á voltar e numa nova qualidade, a de putativa “nova mãe” para os quatro petizes. Baseado num “komiks” filipino, tipo de literatura extremamente popular nas Filipinas, WANTED: PERFECT MOTHER obteve várias nomeações nos FAMAS, os “Óscares” locais. Foi o pontapé de saída para uma carreira com mais de sessenta títulos.

20/10/2026, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
A Cinemateca com o DocLisboa: Lino Brocka - Matem o Artista Nacional
SA KABILA NG LAHAT
“Apesar de Tudo”
de Lino Brocka
com Dina Bonnevie, Tonton Gutierrez, Nanette Medved
Filipinas, 1991 - 122 min
legendado eletronicamente em português | M/12
No seu último filme, Brocka aborda de maneira muito direta os meandros da política, mas pela faceta mais privada e sensacional: uma repórter torna-se objeto de notícia, depois de se envolver sexualmente com o Presidente da Câmara e ser exposta publicamente após o político sofrer um enfarte. Para piorar a situação, a protagonista terá de lidar com a fúria da dominadora esposa presidencial. Distinguido com um prémio FAMA pela atuação de Dina Bonnevie, este filme marca a conclusão da carreira do cineasta filipino, morto tragicamente na sequência de um desastre de automóvel quando ainda preparava dois títulos que foram finalizados por outros realizadores.

A sessão repete no dia 24 às 21h30, na sala M.Félix Ribeiro.