29/01/2024, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
50 Anos de Abril: Que Farei Eu com Esta Espada?

Revolução . Liberdade . Comunidade . Futuro
Night Tide
de Curtis Harrington
com Dennis Hopper, Linda Lawson, Gavin Muir
Estados Unidos, 1961 - 85 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Futuro
Thriller psicológico fantástico sobre um marinheiro (o primeiro papel de Dennis Hopper no cinema) que se apaixona por uma mulher que trabalha com um grupo de saltimbancos, interpretando o papel de uma sereia com poderes de adivinhação. Só que Mora (Linda Lawson) é conhecida por dar azar a todos os homens com quem se envolve. O mau-olhado que sobre ela recai leva Johnny a suspeitar que, talvez, Mora não esteja simplesmente a interpretar uma sereia, mas que seja de facto um ser anfíbio habituado a matar os seus amantes nas noites de lua cheia. Um filme de culto fortemente inspirado pelo universo de Edgar Allan Poe.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/01/2024, 18h00 | Sala Luís de Pina
Fernando Matos Silva: O Cinema a Fazer a Realidade
Conversa com Fernando Matos Silva
Entrada livre, mediante levantamento de bilhete trinta minutos antes do início da sessão
Nos últimos dias do Ciclo dedicado à obra de Fernando Matos Silva e aproveitando o lançamento do catálogo Fernando Matos Silva: O Cinema a Fazer a Realidade, o realizador participará numa conversa sobre o seu trabalho. A conversa contará com a participação de João Lopes e será moderada pelo programador Ricardo Vieira Lisboa.
 
29/01/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
50 Anos de Abril: Que Farei Eu com Esta Espada?

Revolução . Liberdade . Comunidade . Futuro
Sambizanga
de Sarah Maldoror
com Domingos de Oliveira, Elisa Andrade, Jean M’Vondo, Adelino Nelumba, Benoît Moutsila
Angola, França, 1973 - 98 min
legendado eletronicamente em português | M/12
Revolução
Adaptação de A Vida Verdadeira de Domingos Xavier, obra literária do poeta angolano José Luandino Vieira, SAMBIZANGA é a primeira longa-metragem conhecida de Sarah Maldoror. Se o livro se centra na figura de Domingos Xavier, operário envolvido nos movimentos de resistência anticolonial, preso e torturado até à morte em 1961 pela polícia política portuguesa, o filme é narrado do ponto de vista da sua mulher, Maria, que parte em busca do seu marido, viajando até Luanda. Como escreveu Annouchka de Andrade, filha de Maldoror e de Mário Pinto de Andrade, “SAMBIZANGA tem uma estética sensual, transmitida através de cenas do quotidiano: o casal Maria e Domingos, as longas viagens de Maria a pé por caminhos poeirentos, e a relação de Maria com o filho que carrega nas costas (...)”.  A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
29/01/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
50 Anos de Abril: Que Farei Eu com Esta Espada?

Revolução . Liberdade . Comunidade . Futuro
Milyang
“Sol Secreto”
de Lee Chang-dong
com Jeon Do-yeon, Song Kang-ho, Lee Dong-yong
Coreia do Sul, 2007 - 142 min
legendado em inglês eletronicamente em português | M/12
Futuro
Neste drama povoado pelas ideias de luto, graça e “recomeço”, Lee Chang-dong conta a história de uma mulher, interpretada de maneira fulgurante por Jeon Do-yeon (Melhor Atriz no Festival de Cannes de 2007), que se muda com o filho pequeno para uma povoação chamada Miryang, terra natal do seu falecido marido. No lugar da felicidade desejada, que a ajude a superar a perda, esta instável professora de piano encontra tensões várias que culminarão numa tragédia sem nome. Song Kang-ho, conhecido ator sul-coreano em filmes de Bong Joon-ho, por exemplo, interpreta um mecânico desesperadamente à procura de mulher, que vê, por isso, na forasteira uma oportunidade para finalmente poder casar. Lee, também romancista e antigo ministro da Cultura e do Turismo, especializou-se em dramas de grande intensidade e complexidade emocional e moral, tendo, depois de MILYANG, realizado SHI/POESIA e BEONING/EM CHAMAS. Primeira apresentação na Cinemateca. A exibir em cópia digital.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui