02/05/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Outubro Acabou | Jardim de Infância | Domy + Aliucha: Cenas Kets!
duração total da projeção: 84 min | M/12
Três Curtas-Metragens da Terretreme

Com a presença de Susana Nascimento Duarte
OUTUBRO ACABOU
de Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes
com António Akerman Seabra
Portugal, 2015 – 24 min

JARDIM DE INFÂNCIA
de Susana Nascimento Duarte
Portugal, 2022 – 30 min

DOMY + ALIUCHA: CENAS KETS!
de Ico Costa
com Aliucha de Waldir, Domingos Marrengula
Portugal, 2022 – 30 min

Três curtas-metragens produzidas pela Terratreme que exploram o cinema e as suas potencialidades, a partir do universo, da experiência e do olhar da infância e da juventude. Em OUTUBRO ACABOU, seguimos um pequeno cineasta com um convicto propósito: realizar o seu próprio filme. Em DOMY + ALIUCHA: CENAS KETS!, uma pequena câmara de filmar passa pelas mãos de dois jovens amigos, que filmam várias cenas do seu quotidiano em Moçambique, “registando a adolescência, o trabalho, o brincar, o deambular, o cantar e dançar, o desejo”. Em JARDIM DE INFÂNCIA observamos atentamente os rostos de várias crianças numa escola, ouvimos os diálogos do quotidiano escolar, uma ação que é constantemente interrompida por um outro tempo, que segue um andamento diferente, o ritmo dos afetos e das emoções da infância.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
21/05/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Undisclosed Recipients | Anomalias
duração total da projeção: 72 min | M/12
Com a presença dos realizadores
UNDISCLOSED RECIPIENTS
de Sandro Aguilar
Portugal, 2015 – 25 min / legendado em português

ANOMALIAS
de Rita Quelhas
com Ana Afonso Lourenço, Andreia Miguel, Gaya de Medeiros, Joãozinho da Costa, Mafalda Ferreira, Paulo Azevedo, Valter Fernandes, Victor Hugo Pontes
Portugal, 2023 – 47 min

Para UNDISCLOSED RECIPIENTS, Sandro Aguilar escolheu como ponto de partida a energia do festival de Paredes de Coura. “Interessou-me observar por uma vez os jovens, aqui num certo estado físico e mental, misto muito sugestivo de alheamento e alerta”, diz o realizador. Corpo Clandestino é uma coreografia criada pelo coreógrafo Victor Hugo Pontes que, através de um corpo de bailado não-normativo constituído por sete bailarinos, procura desafiar os pressupostos ligados à noção de normalidade associada aos corpos. Acompanhando o processo por detrás da construção desta coreografia, ANOMALIAS desafia os espectadores a ouvir e a observar estes bailarinos, os seus corpos e movimentos.
 
22/05/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ante-Estreias
Si Destinu | Nós não Viemos do Vazio
duração total da projeção: 58 min | M/12
SI DESTINU está simultaneamente programada na rubrica “Do Cinema de Estado ao Cinema Fora de Estado: Guiné-Bissau”

com a presença de Carla Fernandes
SI DESTINU
de Vanessa Fernandes
com Núria Silva, Karyna Silva Gomes, Cipriano Oquinaime
Portugal, 2015 – 22 min
Nascida na Guiné-Bissau, a artista visual e realizadora Vanessa Fernandes viveu em França, Macau, Alemanha e Portugal, formando-se em som e imagem na Universidade Católica do Porto. SI DESTINU aborda, como outros filmes de guineenses na diáspora, a dificuldade de articulação entre as culturas ancestrais e valores e direitos humanos globalizados. Órfã de mãe, Fatinha, de 11 anos, vive com o pai em Portugal. Quando este decide voltar a casar, a avó da noiva pressiona Abdhula a “purificar” a menina, através da mutilação genital. De modo onírico, Fatinha confronta-se com o medo de algo que pressente.

NÓS NÃO VIEMOS DO VAZIO
de Carla Fernandes
Portugal, 2024 – 36 min

NÓS NÃO VIEMOS DO VAZIO explora a relação dos espaços urbanos de Lisboa com a história e a memória colonial, destacando as várias práticas de (re)apropriação destes espaços por parte população afrodescendente. Através dos testemunhos de agentes culturais, académicos, políticos e ativistas, este documentário propõe uma perspetiva mais ampla e inclusiva da História de Portugal e da sua capital. À projeção segue-se uma conversa com Carla Fernandes e Telma Tvon, escritora e rapper luso-angolana.