Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Internacional
Data: 14/04/2022
Zagreb recebeu reunião Midterm do CinEd com os olhos postos no futuro
Zagreb recebeu reunião Midterm do CinEd com os olhos postos no futuro
Foi em Zagreb, entre os dias 5 e 8 de abril, que os parceiros CinEd se voltaram a encontrar, na sua maioria presencialmente, para a segunda reunião Midterm do projeto. O encontro de três dias foi organizado pelos parceiros locais da associação Udrugi Bacači Sjenki / Shadow Casters e incluiu sessões de cinema para estudantes e professores, uma apresentação exaustiva do CinEd a representantes do setor, uma mesa-redonda com a participação de dois jovens realizadores croatas, debates sobre pedagogia e outros assuntos de relevo entre os parceiros e uma visita cinematográfica à cidade.
 
A reunião Midterm de Zagreb centrou-se, entre outros aspetos, nos novos recursos pedagógicos do CinEd que estão a ser finalizados pelos parceiros do projeto e foram apresentados a professores e à comunidade ligada à educação para o cinema no Cinema Tuškanac. Esta apresentação foi precedida e seguida de duas exibições do filme ANGST ESSEN SEELE AUF [O MEDO COME A ALMA, Rainer Werner Fassbinder, 1974], seguidas de discussão: a primeira para um interessado e interessante grupo de estudantes do secundário e a segunda para um grupo de professores determinados em participar na educação cinematográfica. Ambas as sessões foram moderadas por Karlo Vorih e Martin Ganguly, que trabalham de perto com os parceiros croatas e alemães do CinEd.
 
A mesa-redonda com os realizadores Sonja Tarokić e Nebojša Sljepčević focou-se nos filmes ZBORNICA, a longa de estreia de Sonja Tarokić de 2021, e no documentário SRBENKA de 2018 assinado por Nebojša Sljepčević. O primeiro dá-nos um vislumbre da sala de professores através do olhar da psicóloga da escola que, ao longo do filme, sofre um processo de desmoralização, enquanto o segundo documenta a encenação de uma peça de teatro que olha para um passado violento e as formas como esta violência permanece na esfera pública e nas escolas, onde é perpetuada e transformada pelas crianças através de práticas como o bullying, a exclusão ou o shaming.
 
Na apresentação geral do CinEd à comunidade cinematográfica e da educação para o cinema croata que teve lugar no Cinema Urania – e depois das palavras de abertura e boas-vindas da parte de Chris Marchic, representante do Croatian Film Centre – Rui Machado, subdiretor da Cinemateca Portuguesa, deu uma visão global do projeto. Nathalie Bourgeois explicou a pedagogia do CinEd, que é coordenada por ela, e apresentou as ferramentas educacionais com as quais o CinEd trabalha, enquanto Alexandre Ulisses, do parceiro CinEd MOG Technologies, desvendou os desafios e recompensas de desenvolver as ferramentas tecnológicas, nomeadamente o novo site do CinEd que é utilizado por grupos de crianças e professores muito distintos.
 
Por fim, mas não menos importante, tiveram lugar quatro encontros de parceiros no Multimedia Institute - Club MaMa, um influente centro político e cultural de Zagreb, onde várias iniciativas inovadoras foram e estão a ser incubadas. Neste ambiente, o CinEd debateu os desafios que se avizinham e as melhores formas de tirar partido das suas culturas ricas e variadas em benefício do trabalho pedagógico do CinEd.