Uma versão pensada para sala de cinema da instalação SEMPRE, criada por Luciana Fina a convite da Cinemateca para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, vai ser apresentada na próxima edição do Festival de Veneza na secção Giornate degli autori.
O filme da artista visual e realizadora italiana radicada em Portugal parte da instalação que esteve patente com enorme sucesso de público nas instalações da Barata Salgueiro entre os passados meses de abril e junho. Nessa instalação, organizada em parceria com a RTP, Luciana Fina tomava como ponto de partida as imagens captadas em abril de 1974, no calor do pós-Revolução, e um desafio lançado à época por Fernando Lopes quando afirmou que «no fundo era interessante que daqui a um ano a gente estivesse aqui a dizer que o que foi importante em 74 foi o cinema português».
O anúncio foi feito hoje em Roma, quando foram anunciados os filmes selecionados para a Giornate degli autori, secção de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, que este ano decorrerá entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.