No contexto da instalação SEMPRE - A palavra, o sonho e a poesia na rua, da autoria da realizadora e artista visual Luciana Fina, terá lugar uma conversa entre a autora e José Manuel Costa, ex-diretor da Cinemateca Portuguesa, a realizar-se no próximo dia 17 de maio pelas 18h, no átrio da livraria Linha de Sombra. A conversa terá como ponto de partida a instalação inaugurada na Cinemateca no passado dia 25 de abril para, a partir dela, abordar temas como o arquivo, a memória e o seu papel na construção de uma ideia de cidadania.
Sobre este seu mais recente trabalho, Luciana Fina escreveu na folha de sala que acompanha a instalação: “As imagens do passado olham para nós e pedem para comparecermos diante delas. Resgatar as imagens destes arquivos é também interrogar o cinema, os seus gestos e uma ideia de futuro. Voltar a ver não diz respeito ao passado, é uma exploração das possíveis deslocações entre o passado e o presente (…) Outrora e Agora, entre o passado e o presente poderá também acontecer uma ideia de futuro.”
A entrada é livre, e não se encontra sujeita ao levantamento de bilhete.
A instalação SEMPRE - A palavra, o sonho e a poesia na rua estará patente até ao dia 29 de junho em vários espaços da Cinemateca, de segunda a sábado (exceto feriados) a partir das 14h até ao final da última sessão do dia, e também é de entrada livre.