Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Internacional
Data: 30/06/2022
Rui Machado reeleito para o Comité Executivo da Associação das Cinematecas Europeias (ACE)
Rui Machado reeleito para o Comité Executivo da Associação das Cinematecas Europeias (ACE)
Rui Machado, Subdiretor da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, foi reeleito para o Comité Executivo da Associação das Cinematecas Europeias (ACE). O anúncio foi feito ontem, dia 29 de junho, em Bolonha, onde decorreu a Assembleia Geral da associação.
 
Rui Machado tinha sido eleito membro do Comité Executivo da ACE em 2020 e vê agora renovado o seu mandato naquele órgão diretivo. Na mesma Assembleia Geral foi eleito um novo presidente do Comité Executivo da ACE: Michal Bregant, Director da Cinemateca da República Checa, de Praga (Narodni Filmovy Archiv) substitui Sandra Den Hamer, Diretora do Eye Filmmuseum de Amesterdão.
 
Com esta reeleição, a Cinemateca Portuguesa mantém representação nos comités diretivos dos dois organismos internacionais de que é membro efetivo: a ACE e a FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes). No caso da FIAF, o atual Diretor do Departamento de Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, Tiago Baptista, foi eleito membro do respetivo Comité Executivo na Assembleia Geral de Lausanne, em 2019.