Rui Machado, diretor da Cinemateca Portuguesa em regime de substituição, foi reeleito, pela segunda vez, para o Comité Executivo da Associação das Cinematecas Europeias (ACE), cargo que ocupa desde 2020, adiantou a ACE em comunicado emitido após a Assembleia Geral da associação, realizada esta semana em Bolonha.
Além de Rui Machado, renovam-se ainda os mandatos para os três cargos dirigentes deste Comité: Michal Bregant, do Arquivo Nacional de Cinema da Chéquia, como presidente do Comité Executivo, Thomas Christensen, do Instituto Nacional de Cinema da Dinamarca, como Responsável de Finanças, e Mikko Kuuti, do Instituto Nacional do Audiovisual da Finlândia, como Secretário-geral.
Já entre os novos membros deste Comité encontram-se Anne Gant do Eye Filmmuseum, e Arianna Turci da Cinemateca Real da Bélgica.
A Cinemateca Portuguesa conserva, assim, a sua representação nos comités diretivos dos organismos internacionais de que é membro efetivo: a ACE e a FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes). No ano passado, o atual Diretor do Departamento de Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), Tiago Baptista, foi eleito secretário-geral da FIAF, após uma nomeação enquanto membro do respetivo Comité Executivo, em 2019. Tiago Ganhão, coordenador do Laboratório de Restauro do ANIM, mantém-se, também, como membro da Comissão Técnica dessa federação.