Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 28/12/2023
Retrospetiva de Fernando Matos Silva na Cinemateca
Retrospetiva de Fernando Matos Silva na Cinemateca
A extensa obra de Fernando Matos Silva, a “última das figuras seminais do Novo Cinema Português”, desenvolvida a partir dos anos 60 até à passada década será, em janeiro, alvo de uma grande retrospetiva na Cinemateca.

A decorrer entre 4 e 30 de janeiro, o programa denominado Fernando Matos Silva: O Cinema a Fazer a Realidade irá percorrer mais de 30 títulos assinados pelo realizador, entre longas-metragens para cinema, documentários e obras para televisão. A sessão inaugural, no dia 4 de janeiro pelas 19h, dará a ver a curta-metragem de escola de Fernando Matos Silva, MARIONETTES, INC, em articulação com a sua primeira e histórica longa-metragem, O MAL-AMADO, famosamente conhecida como o último filme a ser censurado pela ditadura do Estado Novo, e o primeiro a ser exibido depois do 25 de Abril.
 
O Ciclo irá, ainda, incluir uma Carta Branca do realizador, e o lançamento de um catálogo dedicado à sua filmografia, que será apresentado numa sessão especial no dia 29 de janeiro pelas 18h, e contará com a presença do realizador para uma conversa moderada pelo programador Ricardo Vieira Lisboa, com a participação do crítico de cinema João Lopes.

Programa completo da retrospetiva FERNANDO MATOS SILVA: O CINEMA A FAZER A REALIDADE disponível aqui.