Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: FILMar
Data: 21/06/2022
Podcast FILMar
Podcast FILMar
O FILMar, projeto da Cinemateca com o apoio do programa EEAGrants, lança um podcast realizado em colaboração com a Escola das Artes - Universidade Católica, dedicado a observar a presença do mar no cinema português. 
 
O podcast FILMar propõe, através de um conjunto de várias conversas, entrevistas e debates, uma viagem pela história do cinema português. No primeiro episódio, já disponível (aqui), iremos mergulhar no trabalho de Paulo Rocha, realizador que tem em Mudar de Vida (1966) um dos títulos fundamentais para uma filmografia nacional sobre o mar.  
 
Acompanhando o recente lançamento dos filmes "A Ilha dos Amores" (1982) e "A Ilha de Moraes" (1984) pela Midas Filmes, em cópias digitais realizadas pelo Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, a obra de Paulo Rocha é objeto de análise a partir da presença do mar e da viagem no seu cinema. São convidados Tiago Bartolomeu Costa (coordenador do projeto FILMar) e Paulo Cunha (professor da Universidade da Beira Interior).
O próximo episódio será dedicado ao cinema de António Campos, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano, acompanhando a apresentação de cópias digitais de alguns dos seus filmes.  

O podcast FILMar é uma parceria entre a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, com autoria de Daniel Ribas e Miguel Mesquita, e edição de José Lobo.  
 
O Podcast FILMar tem o apoio do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes e da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, através do projeto UIDB/0622/2020.