Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação; Exibições
Data: 22/06/2013
O cinema de animação de Jiri Trnka
O cinema de animação de Jiri Trnka

O cinema de Jiri Trnka (1912-1969), figura de proa da fundamental tradição do cinema de animação do Leste da Europa, está em destaque na Cinemateca entre 24 e 27 de junho, em quatro sessões, sempre às 19h, que dão a ver nove dos seus filmes, realizados entre 1946 e 1965, num programa que reúne alguns dos seus mais celebrados momentos, concebido pelo Nardovny Filmovy Archiv, a Cinemateca Checa, sedeada em Praga.

 

O programa sublinha características primordiais da obra de Trnka, apostada em favorecer um público infantil mas também adulto, por exemplo, adaptando textos clássicos; uma obra em permanente relação com a realidade história e política, bem demonstrada em filmes como "Perak A SS", realizado em 1946 sobre a Segunda Guerra Mundial ou "Ruka", alegoria do totalitarismo proibido na Checoslováquia quase até ao fim do regime comunista; e marcada pela riqueza da sua linguagem cinematográfica, que aplica, à escala das marionetas, os procedimentos do cinema "de ação real".

 

 

 

 

 

 

A retrospetiva tem início no dia 24 de junho, com a projeção da longa-metragem de 1949 "Csaruv Slavik" /"O Rouxinol do Imperador", a segunda longa de Trnka, distinguida com um Leopardo de Ouro em Locarno. A segunda sessão, dia 25, dá a ver quatro curtas-metragens realizadas ao longo de um período de duas décadas, que incluem os referidos "Perak A SS" e "Ruka" /"A Mão", e ainda "Archandel Gabriel A Paní Husa" /"O Arcanjo Gabriel e a Senhora Ganso" e "Vasen" /"Paixão. A 26, são mostrados "Roman S Basou" /"História de Um Contrabaixo" e "Stare Povesti Ceske" /"Velhas Lendas Checas". A última sessão, dia 27, reúne "Kiberniticka Babicka" /"A Avó Cibernética" e "Sen Noci Svatojanske" /"Sonho de Uma Noite de Verão", a partir de Shakespeare, o mais célebre dos filmes de Trnka.

O cinema de animação de Jiri Trnka
em cima e foto de entrada: Archandel Gabriel A Paní Husa" /"O Arcanjo Gabriel e a Senhora Ganso" (Jiri Trnka, 1964)
no topo: : Csaruv Slavik /"O Rouxinol do Imperador" (Jiri Trnka, 1949)